O Phoenix Suns, quarto colocado na Conferência Oeste, encara, a partir deste domingo (16), o Los Angeles Clippers, quinto colocado, na série de primeira rodada dos playoffs da NBA. O duelo, aliás, tinha tudo para ser um dos mais equilibrados do Oeste. Afinal, as equipes se equivalem e terminaram a fase regular com campanhas parecidas. Além disso, cada um venceu dois dos quatro confrontos da temporada. No entanto, o Clippers terá um desfalque de peso: Paul George. Dessa forma, o Suns é o favorito no confronto.
Confrontos na temporada
Phoenix Suns 2 x 2 Los Angeles Clippers
- 23/10: Suns 112 x 95 Clippers
- 15/12: Suns 111 x 95 Clippers
- 16/02: Clippers 116 x 107 Suns
- 16/04: Clippers 119 x 114 Suns
Datas da série
16/04: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns – 21h (Amazon Prime Video)
18/04: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns – 23h (ESPN 2)
20/04: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers – 23h30
22/04: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers – 16h30
25/04: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns *
27/04: Phoenix Suns x Los Angeles Clippers *
29/04: Los Angeles Clippers x Phoenix Suns *
* Se necessário
Destaques
Phoenix Suns (45-37)
- Devin Booker: 27,8 pontos, 4,5 rebotes, 5,5 assistências, 49,4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 35,1% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Kevin Durant: 26 pontos, 6,4 rebotes, 3,5 assistências, 1,3 toco, 57% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 53,7% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Deandre Ayton: 18 pontos, dez rebotes, 58,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra
- Chris Paul: 13,9 pontos, 4,3 rebotes, 8,9 assistências, 1,5 roubo de bola, 44% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37,5% de aproveitamento nas bolas de três pontos
Los Angeles Clippers (44-38)
- Kawhi Leonard: 23,8 pontos, 6,5 rebotes, 3,9 assistências, 1,4 roubo bola, 51,2% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 41,6% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Paul George: 23,8 pontos, 6,1 rebotes, 5,1 assistências, 1,5 roubo de bola, 45,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37,1% de aproveitamento nas bolas de três pontos*
- Russell Westbrook: 15,8 pontos, 4,9 rebotes, 7,6 assistências, 48,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 35,6 de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Norman Powell: 17 pontos, 2,9 rebotes, 47,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 39,7% de aproveitamento nas bolas de três pontos
* Lesionado
Na temporada
Phoenix Suns e Los Angeles Clippers se enfrentam pela 14ª vez em uma série de playoffs da NBA. No retrospecto, o time do Arizona leva a melhor: oito a cinco. Além disso, Phoenix venceu as duas séries disputadas contra os angelinos (2006 e 2021).
No mais recente confronto, há duas temporadas, o Suns fechou a série em seis jogos e conquistou o título do Oeste. Nas finais da liga, porém, a equipe de Phoenix foi superada pelo Milwaukee Bucks.
Na atual temporada, os times se enfrentaram quatro vezes, com dois triunfos para cada lado. O curioso é que, quem jogou fora de casa, levou a melhor nos duelos.
Entretanto, agora, os times que estarão em quadra serão bem diferentes. Na última trade deadline, o Suns se reforçou com o astro Kevin Durant. A equipe, portanto, tem uma das duplas ofensivas mais letais da NBA, já que Devin Booker também está entre os principais cestinhas da liga.
O Clippers, por sua vez, chama a atenção pela profundidade do elenco. Afinal, o astro Kawhi Leonard estará rodeado de bons jogadores em todas as posições. Dessa forma, o técnico Tyronn Lue deverá ter dificuldades para fechar a rotação nos playoffs. O grande problema dos angelinos será superar a ausência do lesionado Paul George.
Leia mais!
- Confira a classificação final da temporada regular da NBA
- Previsão 2022/23 – Phoenix Suns
- Previsão 2022/23 – Los Angeles Clippers
Números de Suns e Clippers
Caso Phoenix Suns e Los Angeles Clippers estivessem completos, a série seria uma das mais disputadas, talvez, a melhor da primeira rodada dos playoffs da NBA. No entanto, a ausência de Paul George é um fator que não pode ser desprezado. Na fase de mata-mata, quanto mais estrelas em quadra melhor. Sem George, o Clippers vai concentrar o seu jogo em Kawhi Leonard, o que pode facilitar a marcação adversária. Já o Suns tem uma dupla letal no ataque: Kevin Durant e Devin Booker. Os dois começam e terminam os jogos, obviamente. Mas, durante as partidas, o time de Phoenix sempre terá ao menos um deles em quadra. Ou seja, a defesa rival terá motivos para se preocupar durante os 48 minutos.
Na fase regular, o Suns teve a sétima melhor eficiência defensiva (112,3 pontos sofridos por 100 posses). Além disso, foi o quarto em assistências (27,3) e em bolas de três sofridas (11,4). Graças principalmente ao trio Durant, Booker e Chris Paul, a equipe conseguiu o melhor aproveitamento nos arremessos da cabeça do garrafão (40,6%). Ofensivamente, entretanto, a equipe do Arizona foi apenas a 14ª em eficiência ofensiva (114,5 pontos por 100 posses).
Em contrapartida, o Clippers angariou o terceiro melhor aproveitamento nas bolas de três (37,4%). O time também se destacou nos arremessos da cabeça do garrafão, com o quarto melhor aproveitamento da temporada (39,9%). Em termos de eficiência, a equipe angelina deixou a desejar na temporada regular: foi a 17ª no ataque (113,6 pontos a cada 100 posses de bola) e na defesa (114 pontos sofridos por 100 posses).
Quanto ao ritmo de jogo na NBA, Phoenix Suns e Los Angeles Clippers se equivalem. Afinal, ambos estão no top 10 de times com menor pace. Ou seja, eles gostam de atuar em um ritmo mais cadenciado. Porém, com a chegada de Russell Westbrook, a equipe de Los Angeles ganhou força no jogo de transição. Além disso, os dois times privilegiam os arremessos de média distância e têm boas armas do perímetro. Por outro lado, ambos estão no top 5 de equipes que menos pontuam na área pintada.
A série
A princípio, o técnico Monty Williams deverá utilizar Josh Okogie como principal marcador de Kawhi Leonard. Quando o camisa 2 for para o banco, Torrey Craig assumirá a missão. Ou seja, o time do Arizona tem dois bons marcadores de perímetro para tentar conter o astro de Los Angeles.
E quanto aos marcadores de Devin Booker e Kevin Durant? Tyronn Lue vai colocar Kawhi como marcador de Durant logo de cara? Mas isso não vai desgastar o principal jogador do Clippers? Acredito que Nicolas Batum começa em Durant, com Robert Covington assumindo a função durante o descanso do veterano francês, mas com Kawhi também incomodando o camisa 35 por alguns minutos. Já Eric Gordon e Terance Mann provavelmente se revezarão na marcação de Booker. O detalhe é que o veterano não é lá essas coisas na defesa… Por isso, Mann deverá ter mais minutos em quadra, talvez até entrando como titular.
Entretanto, a formação ideal do Suns – Paul, Booker, Okogie, Durant e Deandre Ayton – atuou durante apenas 128 minutos. O Clippers também possui uma formação nova. Westbrook, Gordon, Kawhi, Batum e Ivica Zubac estiveram juntos em 83 minutos, em cinco partidas.
Porém, vale dizer que com o Big 4 em quadra – Paul, Booker, Durant e Ayton – o Suns angariou números assustadores: 122,3 pontos anotados e 105 pontos sofridos por 100 posses, em 159 minutos. Ou seja, uma formação letal nos dois lados da quadra.
Por fim, vale lembrar que, além do mando de quadra, o Suns está 8-0 com Durant em quadra. Portanto, acredito que o confronto não será tão longo. À medida que Durant e Booker vão se entrosando, o time de Phoenix ficará cada vez mais perigoso…
Palpite: Suns em cinco jogos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp