Quem será eleito jogador mais valioso da NBA nesse ano, afinal? Eis uma pergunta ainda em aberto a dois meses do final da campanha regular, mas um craque parece realmente ter despontado nessa disputa. E seria, aliás, um vencedor inédito para o prêmio. A ESPN realizou pesquisa com 100 profissionais de imprensa semelhante à votação oficial e Joel Embiid levaria o prêmio de MVP da temporada hoje.
A emissora norte-americana apurou que, primeiramente, teríamos concorrência bastante parecida com o ano passado. Os dois mesmos jogadores prometem travar disputa muito apertada pelo prêmio, mas o resultado final seria invertido. O pivô do Philadelphia 76ers recebeu 45 votos de primeiro lugar e 789 pontos totais. O atual MVP Nikola Jokic seria o maior merecedor para 43 eleitores e totalizaria 754 pontos, enquanto isso.
A votação informal da ESPN reuniu mínimo de dois profissionais de cada cidade em que franquias da liga estão sediadas, por questão de equivalência. Todos foram instruídos a selecionarem em seus cinco principais candidatos ao prêmio, ranqueados, para resumir. Pontuação decrescente foi atribuída a partir desses votos (dez, sete, cinco, três, um) e, então, chegamos aos resultados finais.
Embiid está no topo da lista e, além disso, foi o único jogador a aparecer no TOP 5 de todos os consultados. Jokic, por exemplo, não esteve no ranking de cinco pessoas. A ausência nesses cinco ballots, aliás, pode justificar a diferença de (apenas) 35 pontos entre ambos na pontuação total.
Resto do ranking
O ala Giannis Antetokounmpo, como esperado, apareceu em terceiro lugar na votação da ESPN. Ele teve nove votos de primeiro lugar e, como resultado, 512 pontos totais. Stephen Curry e Chris Paul foram os outros jogadores que figuraram no topo da lista de algum dos votantes e, por extensão, fecharam nas quarta e quinta posições da votação, respectivamente.
Além disso, em ordem, o TOP 11 da consulta é finalizado por: Ja Morant, DeMar DeRozan, Kevin Durant, Luka Doncic, Devin Booker e Jimmy Butler. Mais um ponto a ser destacado, por fim, foi a ausência total de LeBron James na votação. Essa é a primeira vez que o astro do Los Angeles Lakers não recebe nenhuma citação em uma prévia do prêmio feita pela ESPN.
Leia mais
Para Michael Malone, Jokic é desrespeitado na corrida por MVP
“Kevin Durant, com certeza, é o MVP da temporada”, crava Harden
Para Quin Snyder, Draymond Green deveria concorrer a prêmio de MVP
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: