Pau Gasol é um dos responsáveis diretos por Carmelo Anthony não ter conquistado um título da NBA. O Los Angeles Lakers do ala-pivô, afinal, eliminou o Denver Nuggets na única vez em que o ala esteve nas finais do Oeste. Há quem use a derrota, hoje, para “reduzir” a carreira do antigo rival. Mas o espanhol não poderia concordar mais com a eleição do lendário pontuador para o Hall da Fama.
“Carmelo é um dos jogadores que, apesar de não terem sido campeões, deixaram um legado muito grande. Ele fez tanta coisa pelo basquete não só dentro de quadra, mas fora das quatro linhas. Deixou um ótimo legado como jogador e esportista. Eu adoro, além disso, a forma como se mantém envolvido com o jogo após o fim da carreira”, elogiou o ex-atleta de 45 anos.
É preciso lembrar que a eleição do Hall da Fama não avalia só a carreira na NBA. Longe disso. Anthony, em primeiro lugar, foi campeão nacional colegial e universitário antes de se profissionalizar. Depois, tornou-se um dos três homens da história do esporte a terem três medalhas de ouro olímpicas no basquete. Gasol tem muito respeito pelo ex-atleta, em particular, por essa carreira internacional.
“Eu valorizo, acima de tudo, a relação que Carmelo construiu com a USA Basketball. O seu comprometimento em jogar pela seleção. A forma como atuou pela equipe dos EUA, tudo em que ajudou o seu país naquelas grandes competições. Para mim, certamente, isso é tão importante quanto um título da NBA. Se não for mais importante”, explicou o membro da classe de 2023 do templo máximo do basquete.
Leia mais sobre Carmelo Anthony
- Pat Riley faz análise sincera sobre Carmelo Anthony no Hall da Fama
- Técnico faz defesa de carreira de Carmelo Anthony na NBA
- Carmelo Anthony: “LeBron James e eu quase jogamos juntos no Bulls”
O duelo
Carmelo Anthony e Pau Gasol só se enfrentaram em duas séries de playoffs na NBA. Mas quis o destino que uma delas marcasse a carreira do ala com a sua única chance de disputar as finais de conferência. O Lakers passou pelo Nuggets em seis partidas e, logo depois, seria campeão da temporada. Anthony teve médias de 27,5 pontos, 5,0 rebotes e 3,8 assistências naquele confronto.
“Carmelo já era um dos melhores jogadores da NBA naquele instante. Em particular, um dos melhores pontuadores da liga. Ele estava faminto porque, claro, estava a um passo das finais e do objetivo final de todos. E, certamente, deixou tudo em quadra naqueles jogos. Dava para notar que queria alcançar outro patamar como jogador naquela série”, relembrou o ídolo espanhol.
Anthony só ficou abaixo dos 20 pontos em um dos seis jogos daquela série. Mas Gasol ressalta que o Lakers usou a sua melhor defesa contra o ala. “Carmelo pontuava fácil, então marcá-lo era uma tarefa complicada. Trevor Ariza e Kobe Bryant assumiram essa missão e acho que fizeram um bom trabalho. Eles conseguiram, acima de tudo, cansá-lo com a sequência dos jogos”, avaliou.
Títulos
É muito comum, a princípio, associar o valor da carreira de um atleta aos títulos. Gasol sabe disso e tem dois anéis de campeão da NBA com o Lakers. Mas será que a falta de conquistas deve servir como um demérito na análise de Anthony? Para o espanhol, não. Apesar de ter conquistado títulos, ele não os vê como a métrica mais importante para avaliar a carreira de nenhum esportista.
“Eu acho que ganhar um título exige uma conjunção de fatores a favor. Ou seja, precisa ser uma ‘tempestade perfeita’. Não é por acaso que vários dos melhores jogadores da história não foram campeões. Por isso, não acho que os títulos devam definir o legado de um atleta. É sobre o que você entregou em quadra, o nível de suas atuações e as contribuições que deixou para o jogo”, argumentou o veterano.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA