Para Doc Rivers, jogadores europeus estão mais bem preparados do que os dos EUA

Doc Rivers comentou sobre erros na formação dos norte-americanos

Doc Rivers europeus EUA Fonte: Maddie Meyer / AFP

O treinador e ex-jogador Doc Rivers faz um alerta aos jogadores dos EUA: os europeus estão mais preparados para a NBA. Durante o podcast do jornalista Bill Simmons, o treinador citou que os estrangeiros são mais competitivos. Para ele, os americanos não tem o mesmo espírito em quadra.

“Esses jovens jogadores americanos precisam ter cuidado, porque europeus são melhores ao entrar na liga. Eles estão mais bem preparados. Eles são competitivos, e muitos de nossos jovens jogadores não são. Entram na liga e querem fazer um show”, disse Rivers.


Rivers ainda lembrou dos seus anos enquanto jogador. Na época, afinal, ele afirma que os europeus não eram superiores. Pelo contrário, quando uma estrela norte-americana sabia que enfrentaria um estrangeiro, até comemorava.

Publicidade

“Todos eles eram fracos”, riu ex-técnico do Philadelphia 76ers. “Quando você via um estrangeiro, tinha um bom jogo. Isso é como a coisa do Larry Bird. ‘Você vai colocar esse cara em mim? Isso é constrangedor'”, brincou.

O treinador, no entanto, comenta o que mudou de lá para cá. Segundo ele, o estrelismo e a perseguição que o basquete proporciona aos prospectos atrapalha. Enquanto o norte-americano se preocupa em jogar, o europeu treina.

“Um cara que registra os jogos diz que os jogadores americanos jogam seis jogos por semana e têm um treino. Os jogadores europeus têm um jogo por semana e têm seis treinos. Com todos esses jogos, você deixa de ser competitivo”, explicou Rivers.

Publicidade

Leia mais sobre a NBA!

Outra situação mencionada é da época que seu filho, Austin Rivers, estava no colégio.

“Eu assisti ao Austin jogar enquanto crescia. Isso o prejudicou. Em primeiro lugar, essas classificações estúpidas: ‘Você é o melhor jogador do país.’ Em segundo lugar, você joga três ou quatro jogos em um dia. Isso costumava me deixar louco porque o Austin, no intervalo, nem sequer chutava. Ele apenas sentava”, compartilhou.

Publicidade

“Lembro que atravessei a quadra um dia e disse: ‘Ei, você vai fazer alguns lances livres? Vai se aquecer?’ Ele disse: ‘Pai, eu tenho mais cinco jogos hoje.’ Eles podem estar vencendo por 40, e eles não saem”, disse Rivers. “Isso me deixava louco assistindo a isso. Está ainda pior agora”, afirmou.

Em partes, Doc Rivers tem razão. Isso porque quando olhamos a dominância de europeus sobre os do EUA na NBA atual. Os últimos cinco MVPs são estrangeiros. Além disso, nomes como Luka Doncic, Joel Embiid, Giannis Antetokounmpo e Nikola Jokic dominam sempre que estão em quadra. Os grandes nomes norte-americanos, no entanto, envelhecem. É o caso de Stephen Curry, LeBron James e Kevin Durant, por exemplo.

Publicidade

Assim, o treinador acredita que é necessário uma mudança no sistema de formação. “Isso precisa ser corrigido porque temos o talento. Os jogadores são muito mais talentosos do que nós éramos. Nem se compara, mas eles não sabem jogar. Eles não sabem jogar basquete em equipe. Todos têm esses treinadores individuais. Na Europa, eles têm treinadores de equipe”, finalizou.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários