Para coibir tank, NBA trabalha por reforma no sistema de draft

Comissário Adam Silver é forte defensor de mudanças que “equilibrem” chances da loteria

Fonte: Comissário Adam Silver é forte defensor de mudanças que "equilibrem" chances da loteria

O sistema de draft da NBA pode sofrer mudanças significativas nos próximos anos. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a liga está analisando propostas de reforma no formato do recrutamento que já poderiam ser aprovadas nos próximos meses e entrar em vigor em 2019. O objetivo seria reduzir os “incentivos” que as franquias teriam para perder jogos de propósito hoje, o chamado tank.

A alteração no sistema, visando acabar com uma percepção de que a NBA “premia” quem mais perde, é uma cruzada do comissário Adam Silver desde que assumiu o cargo. É esperado que o comitê competitivo da liga, formado por gerentes-gerais e técnicos de times, escolham uma proposta em reunião na próxima semana que vai ser repassada à votação formal pelos donos de equipes.

Publicidade

Wojnarowski apurou que a ideia supostamente mais aceita passaria por pequenos ajustes no sistema atual: além da probabilidade dos times da loteria ganharem a primeira escolha do draft se tornarem mais equilibradas, o dono da maior chance (ou seja, quem fez a pior campanha na temporada anterior) poderia “despencar” até para a quinta posição geral – e não mais só até a quarta.

Outra proposta, mais radical e que conta com menos apoio, passaria por limitações ao posicionamento de seleção das franquias na loteria: nenhuma equipe poderia ter uma das três primeiras escolhas do recrutamento em anos consecutivos. Espera-se que, embora sem apelo coletivo, essa ideia também seja seriamente discutida nos bastidores como uma opção de reforma mais “profunda”.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários