Notícias Rumores Opinião Classificação Onde Assistir
Conferência Leste
Atlanta Hawks Boston Celtics Brooklyn Nets Charlotte Hornets Chicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons Indiana Pacers Miami Heat Milwaukee Bucks New York Knicks Orlando Magic Philadelphia 76ers Toronto Raptors Washington Wizards
Conferência Oeste
Dallas Mavericks Denver Nuggets Golden State Warriors Houston Rockets LA Clippers LA Lakers Memphis Grizzlies Minnesota T-Wolves New Orleans Pelicans OKC Thunder Phoenix Suns Portland Trail Blazers Sacramento Kings San Antonio Spurs Utah Jazz

O futuro promissor do New Orleans Hornets

Franquia tem novo dono e boas perspectivas de voltar a ser competitiva O New Orleans Hornets está fechando a temporada 2111/2012 com a pior campanha da conferência Oeste (18 vitórias e 42 derrotas até o momento), mas com um cenário muito promissor para os próximos anos. Neste artigo vou apresentar alguns fatores que deverão deixar […]

Franquia tem novo dono e boas perspectivas de voltar a ser competitiva

O New Orleans Hornets está fechando a temporada 2111/2012 com a pior campanha da conferência Oeste (18 vitórias e 42 derrotas até o momento), mas com um cenário muito promissor para os próximos anos. Neste artigo vou apresentar alguns fatores que deverão deixar os fãs da franquia mais otimistas já a partir da próxima temporada.

O primeiro passo para que a equipe de New Orleans tenha dias melhores foi dado na última sexta-feira (13). Depois de 16 meses sob a tutela da NBA, a franquia foi comprada pelo magnata Tom Benson, dono do New Orleans Saints (equipe da NFL), pela bagatela de 338 milhões de dólares. O valor é pouco superior ao pago pela Liga (318 milhões de dólares), em dezembro de 2010, para adquirir a equipe do empresário George Shinn. O comissário David Stern deve estar rindo à toa… A chegada de um novo dono dá mais tranquilidade aos funcionários e torcedores da equipe. O clima de incerteza já virou passado.

Continua após a publicidade

Conforme a notícia já publicada pelo Jumper BrasilBenson deverá manter o técnico Monty Williams e o gerente-geral Dell Demps no comando da equipe. A franquia continuará em New Orleans, mas tem grandes chances de mudar de nome. Isso mesmo. Benson não gosta do nome Hornets (traduzindo: Vespas). E o desejo dele é de que a franquia tenha um nome que esteja relacionado ao ambiente e à cultura de New Orleans. Vale lembrar que a cidade é famosa por ser considerada a capital mundial do jazz, por promover o festival carnavalesco Mardi Gras e por ter sido devastada pelo furacão Katrina em 2005. Sugestões de nome? Eu não tenho, por enquanto…

O famoso rebuild

Continua após a publicidade

Assim como alguns times da Liga, o Hornets passa por uma fase de reconstrução do elenco (rebuild). No início da temporada, os dois principais jogadores da equipe (Chris Paul e David West) saíram. O primeiro foi trocado com o Los Angeles Clippers, depois de uma negociação fracassada com o outro time de Los Angeles, o Lakers. Para liberar Paul (que queria mesmo deixar o time), o time de New Orleans recebeu o ala-armador Eric Gordon, o ala Al-Farouq Aminu, o pivô Chris Kaman e uma valiosa escolha de primeira rodada do draft 2012. A pick do Clippers era originalmente do Minnesota Timberwolves. Como Hornets e Wolves não fazem boas campanhas nesta temporada… Exatamente, o time de New Orleans vai ter duas escolhas de loteria no draft deste ano, inclusive, com boas chances de uma delas ser a sonhada primeira escolha.

Além disso, o Hornets tem em seu elenco alguns jogadores interessantes (que têm contrato garantido na próxima temporada): o armador venezuelano Greivis Vasquez (25 anos), o ala-armador Xavier Henry (21 anos), o já citado Al-Farouq Aminu (21 anos), o ala-pivô Jason Smith (23 anos) e o pivô mexicano Gustavo Ayon (27 anos). Obviamente seriam jogadores para participar da rotação, e não para serem titulares. Somam-se a esses role players, o trio de jogadores mais experimentados e com contratos mais caros: Jarrett Jack (28 anos), Trevor Ariza (26 anos) e Emeka Okafor (29 anos). O armador e o ala têm contratos garantidos até o final da próxima temporada (só que Ariza tem uma player option em 2013). Já Okafor tem vínculo com a franquia até 2014. Por ter o contrato mais caro do elenco (cerca de 28 milhões de dólares restantes), o pivô poderá ser alvo da cláusula de anistia na próxima temporada.

Continua após a publicidade

Ainda sobre o elenco, três importantes jogadores serão agentes livres na próxima offseason: Eric Gordon (restrito), Marco Belinelli, Carl Landry e Chris Kaman (irrestritos). A prioridade do GM Dell Demps é acertar um novo contrato com Gordon, considerado o atleta mais importante do time. Mesmo tendo atuado em apenas sete jogos na temporada (por motivo de lesão), o ala-armador de 23 anos já mostrou que será peça-chave nessa reconstrução do elenco. Com Gordon em quadra, o Hornets venceu cinco e perdeu apenas duas partidas… Em quatro anos de NBA, o ala-armador tem médias de 18.2 pontos, 2.7 rebotes e 3.3 assistências. Por causa de seu potencial, o jogador está na lista de reforços de alguns times que serão ativos no mercado de agência livre. Dallas Mavericks, Indiana Pacers, Phoenix Suns e Portland Trail Blazers seriam os principais interessados. Mas pelo fato de ser agente livre restrito, ou seja, com o Hornets tendo a oportunidade de cobrir qualquer proposta pelo jogador, as maiores chances são de que Gordon permaneça em New Orleans. A franquia já avisou que pretende cobrir as propostas que ele deverá receber.

Quanto aos agentes livres irrestritos, tudo vai depender de como estará a folha salarial da equipe. São 36,8 milhões de dólares comprometidos para a próxima temporada. Com isso, o Hornets terá cerca de 22 milhões para gastar na montagem do time. Boa parte dessa quantia deverá ser utilizada para pagar o primeiro ano do novo contrato de Gordon, além dos jogadores selecionados no draft. Com o pouco que irá restar, não vai ser possível manter Belinelli, Landry e Kaman. Para que alguém desse trio permaneça, o time de New Orleans teria que anistiar Emeka Okafor. Se isso acontecer, mais 13,5 milhões de dólares seriam disponibilizados para contratações.

Continua após a publicidade

Folha salarial do New Orleans Hornets em 2012/2013

Emeka Okafor: 13,5 milhões de dólares
Trevor Ariza: 7,2 milhões de dólares
Jarrett Jack: 5,6 milhões de dólares
Al-Farouq Aminu: 2,9 milhões de dólares
Jason Smith: 2,5 milhões de dólares
Xavier Henry: 2,3 milhões de dólares
Gustavo Ayon: 1,5 milhão de dólares
Greivis Vasquez: 1,1 milhão de dólares

Perspectivas

Mesmo sendo o pior time da conferência Oeste, o Hornets tem a oitava melhor defesa na temporada. Leva, em média, 93.7 pontos. Méritos para o trabalho do técnico Monty Williams, que é “louco por defesa”. Em compensação, tem o segundo pior ataque da Liga, com uma média de 89.8 pontos marcados. Esse aspecto precisa ser melhorado na próxima temporada. As saídas de Chris Paul e David West e a lesão de Eric Gordon contribuíram bastante para que o ataque do time não funcionasse nesta temporada. Para se ter uma ideia, sem Gordon, o cestinha do Hornets foi o outrora reserva Jarrett Jack.

Continua após a publicidade

Para 2012/2013, com a provável manutenção de Gordon e o reforço de duas escolhas altas do draft, a tendência é de que o Hornets não repita a campanha desta temporada. Anistiando Okafor, o time ainda teria grana para trazer mais um agente livre e, talvez, manter Chris Kaman ou Carl Landry. Muita coisa vai ficar mais clara a partir da loteria do draft, que acontecerá no dia 17 de maio, e, posteriormente, com o recrutamento, que será realizado no dia 28 de junho. Já pensou se Anthony Davis, que será a primeira escolha do draft, cai no colo do Hornets? Esse é o sonho do torcedor do time de New Orleans. O resultado na equipe seria imediato. Um time com Gordon, Ariza, Davis e Kaman seria competitivo e brigaria por uma vaga nos playoffs na próxima temporada. Faltaria um armador de mais qualidade. Jack e Vasquez são jogadores para a rotação. Se eu fosse o GM da equipe, tentaria, inclusive, trocar o primeiro, que terá contrato expirante. Com a anistia de Okafor, a equipe pode buscar um armador mais qualificado. Raymond Felton e Goran Dragic serão agentes livres irrestritos…

Caso o Hornets não seja o vencedor da loteria do draft, a equipe teria, ainda assim, a oportunidade de selecionar dois jogadores em escolhas altas. Claro que vai ser difícil o time de New Orleans repetir o feito do Oklahoma City Thunder, que remontou o elenco com jogadores oriundos dos recrutamentos de 2007 (Kevin Durant), 2008 (Russell Westbrook e Serge Ibaka) e 2009 (James Harden), e se tornou um dos favoritos ao título desde a temporada passada, mas a chance é grande de que dois talentos sejam adicionados ao elenco para a próxima temporada. Enfim, com um novo dono, duas escolhas de loteria e dinheiro para reforçar o elenco, os fãs da equipe de New Orleans deverão ter motivos para sorrir já na próxima temporada.

Continua após a publicidade

comentários