O futuro promissor do New Orleans Hornets

Franquia tem novo dono e boas perspectivas de voltar a ser competitiva O New Orleans Hornets está fechando a temporada 2111/2012 com a pior campanha da conferência Oeste (18 vitórias e 42 derrotas até o momento), mas com um cenário muito promissor para os próximos anos. Neste artigo vou apresentar alguns fatores que deverão deixar […]

Fonte:

Franquia tem novo dono e boas perspectivas de voltar a ser competitiva

O New Orleans Hornets está fechando a temporada 2111/2012 com a pior campanha da conferência Oeste (18 vitórias e 42 derrotas até o momento), mas com um cenário muito promissor para os próximos anos. Neste artigo vou apresentar alguns fatores que deverão deixar os fãs da franquia mais otimistas já a partir da próxima temporada.

O primeiro passo para que a equipe de New Orleans tenha dias melhores foi dado na última sexta-feira (13). Depois de 16 meses sob a tutela da NBA, a franquia foi comprada pelo magnata Tom Benson, dono do New Orleans Saints (equipe da NFL), pela bagatela de 338 milhões de dólares. O valor é pouco superior ao pago pela Liga (318 milhões de dólares), em dezembro de 2010, para adquirir a equipe do empresário George Shinn. O comissário David Stern deve estar rindo à toa… A chegada de um novo dono dá mais tranquilidade aos funcionários e torcedores da equipe. O clima de incerteza já virou passado.

Publicidade

Conforme a notícia já publicada pelo Jumper BrasilBenson deverá manter o técnico Monty Williams e o gerente-geral Dell Demps no comando da equipe. A franquia continuará em New Orleans, mas tem grandes chances de mudar de nome. Isso mesmo. Benson não gosta do nome Hornets (traduzindo: Vespas). E o desejo dele é de que a franquia tenha um nome que esteja relacionado ao ambiente e à cultura de New Orleans. Vale lembrar que a cidade é famosa por ser considerada a capital mundial do jazz, por promover o festival carnavalesco Mardi Gras e por ter sido devastada pelo furacão Katrina em 2005. Sugestões de nome? Eu não tenho, por enquanto…

O famoso rebuild

Assim como alguns times da Liga, o Hornets passa por uma fase de reconstrução do elenco (rebuild). No início da temporada, os dois principais jogadores da equipe (Chris Paul e David West) saíram. O primeiro foi trocado com o Los Angeles Clippers, depois de uma negociação fracassada com o outro time de Los Angeles, o Lakers. Para liberar Paul (que queria mesmo deixar o time), o time de New Orleans recebeu o ala-armador Eric Gordon, o ala Al-Farouq Aminu, o pivô Chris Kaman e uma valiosa escolha de primeira rodada do draft 2012. A pick do Clippers era originalmente do Minnesota Timberwolves. Como Hornets e Wolves não fazem boas campanhas nesta temporada… Exatamente, o time de New Orleans vai ter duas escolhas de loteria no draft deste ano, inclusive, com boas chances de uma delas ser a sonhada primeira escolha.

Publicidade

Além disso, o Hornets tem em seu elenco alguns jogadores interessantes (que têm contrato garantido na próxima temporada): o armador venezuelano Greivis Vasquez (25 anos), o ala-armador Xavier Henry (21 anos), o já citado Al-Farouq Aminu (21 anos), o ala-pivô Jason Smith (23 anos) e o pivô mexicano Gustavo Ayon (27 anos). Obviamente seriam jogadores para participar da rotação, e não para serem titulares. Somam-se a esses role players, o trio de jogadores mais experimentados e com contratos mais caros: Jarrett Jack (28 anos), Trevor Ariza (26 anos) e Emeka Okafor (29 anos). O armador e o ala têm contratos garantidos até o final da próxima temporada (só que Ariza tem uma player option em 2013). Já Okafor tem vínculo com a franquia até 2014. Por ter o contrato mais caro do elenco (cerca de 28 milhões de dólares restantes), o pivô poderá ser alvo da cláusula de anistia na próxima temporada.

Ainda sobre o elenco, três importantes jogadores serão agentes livres na próxima offseason: Eric Gordon (restrito), Marco Belinelli, Carl Landry e Chris Kaman (irrestritos). A prioridade do GM Dell Demps é acertar um novo contrato com Gordon, considerado o atleta mais importante do time. Mesmo tendo atuado em apenas sete jogos na temporada (por motivo de lesão), o ala-armador de 23 anos já mostrou que será peça-chave nessa reconstrução do elenco. Com Gordon em quadra, o Hornets venceu cinco e perdeu apenas duas partidas… Em quatro anos de NBA, o ala-armador tem médias de 18.2 pontos, 2.7 rebotes e 3.3 assistências. Por causa de seu potencial, o jogador está na lista de reforços de alguns times que serão ativos no mercado de agência livre. Dallas Mavericks, Indiana Pacers, Phoenix Suns e Portland Trail Blazers seriam os principais interessados. Mas pelo fato de ser agente livre restrito, ou seja, com o Hornets tendo a oportunidade de cobrir qualquer proposta pelo jogador, as maiores chances são de que Gordon permaneça em New Orleans. A franquia já avisou que pretende cobrir as propostas que ele deverá receber.

Publicidade

Quanto aos agentes livres irrestritos, tudo vai depender de como estará a folha salarial da equipe. São 36,8 milhões de dólares comprometidos para a próxima temporada. Com isso, o Hornets terá cerca de 22 milhões para gastar na montagem do time. Boa parte dessa quantia deverá ser utilizada para pagar o primeiro ano do novo contrato de Gordon, além dos jogadores selecionados no draft. Com o pouco que irá restar, não vai ser possível manter Belinelli, Landry e Kaman. Para que alguém desse trio permaneça, o time de New Orleans teria que anistiar Emeka Okafor. Se isso acontecer, mais 13,5 milhões de dólares seriam disponibilizados para contratações.

Folha salarial do New Orleans Hornets em 2012/2013

Emeka Okafor: 13,5 milhões de dólares
Trevor Ariza: 7,2 milhões de dólares
Jarrett Jack: 5,6 milhões de dólares
Al-Farouq Aminu: 2,9 milhões de dólares
Jason Smith: 2,5 milhões de dólares
Xavier Henry: 2,3 milhões de dólares
Gustavo Ayon: 1,5 milhão de dólares
Greivis Vasquez: 1,1 milhão de dólares

Publicidade

Perspectivas

Mesmo sendo o pior time da conferência Oeste, o Hornets tem a oitava melhor defesa na temporada. Leva, em média, 93.7 pontos. Méritos para o trabalho do técnico Monty Williams, que é “louco por defesa”. Em compensação, tem o segundo pior ataque da Liga, com uma média de 89.8 pontos marcados. Esse aspecto precisa ser melhorado na próxima temporada. As saídas de Chris Paul e David West e a lesão de Eric Gordon contribuíram bastante para que o ataque do time não funcionasse nesta temporada. Para se ter uma ideia, sem Gordon, o cestinha do Hornets foi o outrora reserva Jarrett Jack.

Publicidade

Para 2012/2013, com a provável manutenção de Gordon e o reforço de duas escolhas altas do draft, a tendência é de que o Hornets não repita a campanha desta temporada. Anistiando Okafor, o time ainda teria grana para trazer mais um agente livre e, talvez, manter Chris Kaman ou Carl Landry. Muita coisa vai ficar mais clara a partir da loteria do draft, que acontecerá no dia 17 de maio, e, posteriormente, com o recrutamento, que será realizado no dia 28 de junho. Já pensou se Anthony Davis, que será a primeira escolha do draft, cai no colo do Hornets? Esse é o sonho do torcedor do time de New Orleans. O resultado na equipe seria imediato. Um time com Gordon, Ariza, Davis e Kaman seria competitivo e brigaria por uma vaga nos playoffs na próxima temporada. Faltaria um armador de mais qualidade. Jack e Vasquez são jogadores para a rotação. Se eu fosse o GM da equipe, tentaria, inclusive, trocar o primeiro, que terá contrato expirante. Com a anistia de Okafor, a equipe pode buscar um armador mais qualificado. Raymond Felton e Goran Dragic serão agentes livres irrestritos…

Caso o Hornets não seja o vencedor da loteria do draft, a equipe teria, ainda assim, a oportunidade de selecionar dois jogadores em escolhas altas. Claro que vai ser difícil o time de New Orleans repetir o feito do Oklahoma City Thunder, que remontou o elenco com jogadores oriundos dos recrutamentos de 2007 (Kevin Durant), 2008 (Russell Westbrook e Serge Ibaka) e 2009 (James Harden), e se tornou um dos favoritos ao título desde a temporada passada, mas a chance é grande de que dois talentos sejam adicionados ao elenco para a próxima temporada. Enfim, com um novo dono, duas escolhas de loteria e dinheiro para reforçar o elenco, os fãs da equipe de New Orleans deverão ter motivos para sorrir já na próxima temporada.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários