As oitavas de final do EuroBasket se aproximam. Após uma fase de grupos com algumas surpresas, os quatro melhores times de cada grupo avançam em busca do sonhado título em 2026. O principal destaque da abertura das eliminatórias é o duelo entre Sérvia e Finlândia, que traz os astros Nikola Jokic e Lauri Markkanen.
Com Jokic e Markkanen, Sérvia e Finlândia foram destaques dos seus grupos. No A, os sérvios sofreram apenas uma derrota e terminaram na segunda posição. No B, por sua vez, os finlandeses começaram com três vitórias, mas sofreram dois revés seguidos para concluírem na terceira colocação.
Nikola Jokic apareceu entre os melhores em pontos e rebotes durante a fase de grupos. Pela sérvia, o astro do Denver Nuggets registrou média de 20.2 pontos e 9.2 rebotes. Além disso, serviu como um dos ‘armadores’ da equipe, com 4.4 assistências por partida.
Lauri Markkanen, enquanto isso, teve ainda mais destaque como pontuador pela Finlândia. Em cinco jogos, afinal, o ala do Utah Jazz conseguiu média de 25.4 pontos, além de 8.2 rebotes por partida, também entre os principais na estatística.
O duelo entre Sérvia e Finlândia, portanto, vale a permanência de apenas um dos astros. Lauri Markkanen e Nikola Jokic, assim, se enfrentam no sábado (6), às 15h45 (horário de Brasília), em Riga, cidade-sede das eliminatórias do EuroBasket.
Outros jogos
As oitavas de final de EuroBasket acontecem durante este fim de semana. Serão quatro duelos no sábado (6), além de outros quatro no domingo (7). Além do encontro entre Sérvia e Finlândia, que trazem Jokic e Markkanen, outras partidas de destaque também prometem movimentam a disputa por uma vaga nas quartas.
Turquia x Suécia (Sábado, às 6h)
Com o craque Alperen Sengun, a Turquia venceu todos os cinco jogos no Grupo A. Desse modo, chega às oitavas como uma das candidatas ao título do EuroBasket. No entanto, antes precisa passar pela Suécia. Os suecos, aliás, venceram somente um jogo no grupo B, mas conseguiram a vaga na disputa contra Grã-Bretanha e Montenegro.
Alemanha x Portugal (Sábado, às 9h15)
Alemanha e Portugal marcam o encontro entre o líder do Grupo A e o quarto lugar do Grupo B. Os alemães tiveram a campanha perfeira na fase de grupos, com cinco vitórias e o melhor saldo entre as equipes das oitavas. Os portugueses, enquanto isso, somaram dois triunfos em cinco partidas.
Lituânia x Letônia (Sábado, às 12h30)
No terceiro jogo das oitavas no sábado, se enfrentam Lituânia e Letônia. O time da casa terminou a fase de grupos com a segunda melhor campanha do grupo B, com derrota apenas para a Alemanha. Os letões, por sua vez, ficaram em terceiro no grupo A, também perdendo apenas para os líderes.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (02/09/2025)
- Cam Thomas aceita opção em contrato e segue no Nets
- Aos 29 anos, Ben Simmons pode se aposentar da NBA
Polônia x Bósnia e Herzegovina (Domingo, às 6h)
As oitavas no domingo (7) começam com um duelo equilibrado entre Polônia e Bósbia e Herzegovina. Na fase de grupos, ambas as seleções tiveram três vitórias e duas derrotas. Os poloneses, inclusive, ficaram perto do quatro triunfo, em uma derrota que foi decidida apenas por um ponto no jogo final.
França x Geórgia (Domingo, às 9h15)
Mesmo sem a dupla Victor Wembanyama e Rudy Gobert, a França terminou como líder do grupo D. O único revés foi para a seleção de Israel. A Geórgia, enquanto isso, perdeu três dos cinco jogos, mas ficou com a quarta posição do grupo C, graças à derrota da Espanha na última rodada.
Itália x Eslovênia (Domingo, às 12h30)
Itália e Eslovênia formam outro duelo de muito equilíbrio das oitavas do EuroBasket. Com um time sólido, os italianos terminaram na segunda posição do grupo C, perdendo apenas para a Grécia. Do outro lado, porém, estão os eslovenos, comandados pelo astro Luka Doncic, que garantiu ao país três vitórias em cinco jogos do grupo D.
Grécia x Israel (Domingo, às 15h45)
Por fim, Grécia e Israel encerram as oitavas de final do EyroBasket 2025. Com o astro Giannis Antetokounmpo, os gregos garantiram a liderança do grupo C, após uma vitória emocionante sobre a Espanha. Os israelenses, por sua vez, ficaram com o quarto lugar do grupo D, por conta de uma derrota para a Eslovênia na última rodada.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA