O Houston Rockets vai entrar na próxima temporada da NBA sem o armador Fred VanVleet. Embora não seja mais um astro como chegou a ser nos tempos de Toronto Raptors, VanVleet era a “válvula de escape” do time texano na última campanha. Mas sem ele, o Rockets pode pensar em título?
Afinal, todo o esforço que o Rockets fez na agência livre da NBA para receber Kevin Durant na troca com o Phoenix Suns, não pode ser em vão. Houve um grande investimento ali, quando mandou caras como Dillon Brooks e Jalen Green. Mas mais do que isso, ainda deu escolha de primeira rodada. Então, não pode ser um ano de pura tentativa.
A direção do Rockets sabe que sem Fred VanVleet fica difícil. Ou seja, vai ter de se mexer. Mas a pergunta é: como?
Todo mundo sabe que a folha do Rockets é pesada e as multas da NBA por passar dos limites são “salgadas”. Hoje, o time está a US$1.2 milhão de entrar no primeiro nível de taxas. Só por aí, dá para entender que a diretoria trabalhou até quase o seu teto para evitar perder milhões de dólares. Mas sem VanVleet, ainda tem como fazer algo?
São perguntas que a direção do Rockets tenta responder, pois Fred VanVleet era peça vital para lutar pelo terceiro título na história da NBA. O time não vai às finais da liga há 31 anos e a troca por Durant é uma tentativa de acabar com a seca. Só que o astro pode optar por deixar seu contrato ao fim de 2025/26, o que complicaria tudo.
Então, a solução do Rockets precisa ser urgente para voltar a sonhar com o título da NBA.
Leia mais
- NBA: LeBron James quis extensão, mas Lakers rejeitou
- ESPN divulga ranking dos dez melhores jogadores da NBA
- Jazz toma decisão sobre Walker Kessler e surpreende NBA
Até aí, tudo bem. A gente sabe que existem “soluções caseiras” ali. Uma delas é usar Reed Sheppard, terceira escolha do Draft de 2024 da NBA como titular do Rockets no lugar de Fred VanVleet. Se vai funcionar, o papo é outro. Mas o jogador tem talento e é excelente arremessador. Não mostrou tanto disso na última campanha, pois era um ano apenas de aprendizado. Por isso, teve pouco tempo de quadra.
Sabendo que Alperen Sengun e Kevin Durant são ótimos passadores, o Rockets não tem a obrigatoriedade de ter um organizador na posição, mesmo que VanVleet não seja um dos melhores da liga nisso. Também, ele está bem longe dos piores entre os titulares. Mas é seu arremesso de três que faz a diferença ali. Na última campanha, Houston foi só o 20° em tentativas de longa distância.
E sabe o que aconteceu na offseason? Por conta da troca por Durant e VanVleet estar fora da próxima temporada, o Rockets perdeu 61.7% dos arremessos tentados e combinados entre Green, Brooks e o armador.
Por mais que Durant seja ótimo no quesito, seu jogo é de arremessos de média distância. Ele chegou no Rockets sabendo que não teria de arremessar tanto de três quanto foi obrigado a fazer isso no Suns nas últimas campanhas da NBA. Agora, esqueça. Terá de ter volume ali, por mais que o time tenha contratado Dorian Finney-Smith.
Então, o ideal para o Rockets é ter um especialista para suprir a ausência de VanVleet. Sheppard pode ser a solução? Em Kentucky, ele acertou nada menos que 52.1% de três, bem longe dos 33.8% de seu primeiro ano na NBA.
Outras soluções
A direção sabe que Sheppard pode não estar pronto para isso, aos 21 anos. Ele chegou para ser preparado para o futuro, não para ficar com a bola logo em seu segundo ano de liga. Então, o Rockets pode tentar trocas no mercado da NBA para substituir Fred VanVleet.
Em suma, tem de abrir mão do contrato de VanVleet para conseguir um armador de peso na NBA. Mas existem jogadores disponíveis da posição hoje?
Sim e não.
Jrue Holiday, por exemplo, pode ser uma opção de troca para o Rockets se mandar VanVleet. Mas só depois do dia 6 de outubro, se quiser usar o contrato de Clint Capela. Assim, fica mais fácil do que mandar várias peças de salários em torno de US$2 milhões para o Portland Trail Blazers. O negócio passa.
Assim, Aaron Holiday, outra opção no elenco para a armação, seria o reserva de seu irmão.
Mas o Blazers, sem Damian Lillard pela temporada e Scoot Henderson (seis a oito semanas), não vai abrir mão de Holiday agora.
Por fim, o Rockets tem uma outra solução caseira para a próxima temporada da NBA. Seria com Amen Thompson na armação. Mas o problema é seu arremesso. Então, o time teria de ter Josh Okogie ou Finney-Smith no quinteto titular.
Já uma tentativa por Russell Westbrook não é impossível. Apesar de estar livre no mercado, sua contratação depende de troca para não pagar multas. No entanto, não resolve o problema dos arremessos de três.
Futuro
Além de Jrue Holiday, a liga conta com poucas opções disponíveis para a armação no mercado. Até tem, mas não no mesmo nível. Ontem, nós publicamos cinco opções de troca para o Rockets na NBA. Ninguém se parece com Fred VanVleet, entretanto.
O fato é que perder VanVleet deixa o Rockets em situação muito ruim. Não chega a ser impossível brigar por título, mas muito pouco provável. E se Durant não achar que o time tem chance de título no ano seguinte, como ele tem opção em seu contrato, pode sair e colocar tudo a perder.
Qualquer troca não precisa ser feita agora, mas testes serão necessários. Seja com Sheppard ou Thompson na armação, o time tem de tentar algo antes de decidir por um negócio e, até mesmo, oportunidades. Ou seja, sem tanta pressa, mas de olho no que o mercado e entender o que acontece nos treinos.
Ou seja, vai depender muito do que vai acontecer sem Fred VanVleet para que o Rockets resolva seus problemas.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA