Playoffs da NBA: Philadelphia 76ers x Boston Celtics

A partir de segunda-feira, Sixers e Celtics se enfrentam pelas semifinais da Conferência Leste

nba playoffs 76ers celtics Fonte: David Dow / AFP

O Boston Celtics, vice-líder da Conferência Leste, encara, a partir da segunda-feira (1º), o Philadelphia 76ers, terceiro colocado, na série semifinais dos playoffs da NBA. O duelo, aliás, tem tudo para ser equilibrado e longo. Afinal, as equipes são fortes candidatas do título do Leste nesta temporada. De um lado, um time liderado pela dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown. Do outro, uma equipe comandada pelo forte candidato ao prêmio de MVP, Joel Embiid. Dessa forma, portanto, não há favorito no confronto.

Confrontos na temporada

Philadelphia 76ers 1 x 3 Boston Celtics

Publicidade

Datas da série

01/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 20h30 (Amazon Prime Video)
03/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 21h (Amazon Prime Video)
05/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 20h30 (ESPN 2)
07/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 16h30 (ESPN 2)
09/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics *
11/05: Boston Celtics x Philadelphia 76ers*
14/05: Philadelphia 76ers x Boston Celtics *

* Se necessário

Destaques

Temporada regular

Philadelphia 76ers (54-28)

Playoffs – eliminou o Brooklyn Nets na primeira rodada por 4 a 0

Publicidade

Boston Celtics (57-25)

Playoffs  – eliminou o Atlanta Hawks na primeira rodada por 4 a 2

Na temporada

Philadelphia 76ers e Boston Celtics farão o terceiro confronto de playoffs em seis anos. Rivais históricos do Leste, se cruzarão, agora, nas semifinais. Nos dois últimos encontros (2018 e 2020), o time de Massachusetts levou a melhor.

O Celtics venceu três de seus quatro jogos da temporada regular contra o Sixers. A única derrota, que veio sem Brown e Robert Williams, foi por dois pontos. Nela, aliás, Embiid marcou 52 pontos com um aproveitamento absurdo 20 arremessos convertidos em 25 tentativas.

Publicidade

Os triunfos de Boston também foram apertados, mas foi bem ao conseguir segurar um dos principais jogadores do rival na temporada. Isso porque conseguiu reduzir o impacto de Tyrese Maxey. Nos quatro jogos desta temporada, o Celtics manteve o ala-armador com apenas dez pontos, em média, por jogo.

Isso, então, desencadeou um alerta de Embiid ao jovem. Após o terceiro confronto entre as equipes, vencido após uma bola de três pontos de Tatum, o pivô teve uma longa conversa com Maxe. Para o craque, o Sixers precisava mais dele contra adversários de elite como Boston.

Publicidade

Outro ponto importante no duelo foi a marcação de Smart sobre Harden. O armador celta marcou o rival por 22.5 posses de bola e o limitou a apenas duas assistências e forçou dois turnovers. Já na vitória do Sixers, em abril, White teve um confronto com Harden por um pouco mais do posses que Smart. Da mesma forma, conseguiu controlar o jogo do astro.

Boston, talvez mais do que qualquer outro time da liga, testará a pouca mobilidade Embiid. Tem sido assim há algum tempo. Na série de 2018, por exemplo, Al Horford abusou de pick-and-pops forçando o pivô a se afastar do garrafão.

Leia mais!

Números de 76ers e Celtics

Na fase regular, a equipe de Philadelphia foi a quarta melhor em eficiência ofensiva (117.7 pontos anotados por 100 posses de bola). Além disso, foi a melhor em aproveitamento nas bolas de três (38.7%), a sexta melhor no aproveitamento dos arremessos de quadra (48.7%) e a oitava em eficiência defensiva (113,5 pontos sofridos por 100 posses). No entanto, foi apenas a 16ª em média de assistências (28,9).

Publicidade

Em contrapartida, o Celtics teve a terceira melhor eficiência defensiva (111.5 pontos sofridos por 100 posses) e a segunda melhor eficiência ofensiva (118 pontos anotados por 100 posses de bola). Além disso, foi o sétimo melhor em assistências (26.7) e o sexto no aproveitamento em bolas de três (37.7%). Da mesma forma, é o quarto que menos sofre com bolas do perímetro dos adversários (34.5%).

Já nos playoffs, Boston tem a terceira melhor eficiência ofensiva (120.3) e é o segundo em aproveitamento nas bolas de três (40.6%). O Sixers, por sua vez, é o sexto em eficiência ofensiva (115.6) e tem o mesmo aproveitamento do Celtics no perímetro (40.6%). Na defesa, o time de Philadelphia está melhor. Afinal, tem a maior eficiência (103.1), enquanto a equipe celta foi o sétima pior (115).

Publicidade

A série

A grande questão, sobretudo para o Jogo 1, será a disponibilidade de Embiid. O astro, afinal, segue lesionado a sua participação no primeiro duelo não é certa. A presença do pivô, então, será revelada apenas horas antes da partida.

No caso de não ter seu principal jogador, o técnico Doc Rivers precisará mais do que nunca de James Harden e Tyrese Maxey. Se Embiid perder mais de um jogo, é difícil ver a Philadelphia sendo capaz de reverter uma possível desvantagem.

Além disso, Tobias Harris foi muito bem contra o Nets no primeiro rodada. Ele teve média de 20.3 pontos e 56.7% nos arremessos. A questão, no entanto, é se ele pode continuar com esse tipo de produção nas semifinais. O ala, historicamente, produz números muito bons em séries iniciais de playoffs. Mas não repete o mesmo desempenho na segunda rodada.

Publicidade

Em 2019, contra o Toronto Raptors, foram 14 pontos por jogo com 38% de aproveitamento. Em 2021, contra o Atlanta Hawks, terminou com 19.4 pontos em média. Por fim, contra o Miami Heat, em 2022, foram 16 pontos por partida.

Boston

Pelo lado do Celtics, um ponto a ser observado é a escalação que o técnico Joe Mazzula usará com mais frequência. Afinal, contra o Hawks, o Celtics usou diversas vezes uma equipe mais baixa. Horford e Robert Williams, atuaram juntos por apenas 50 minutos. A dupla tem sido a melhor frente defensiva de Boston, mas com Derrick White e Malcolm Brogdon fazendo boa campanha, o treinador deu mais espaço ao small ball.

Publicidade

No entanto, conhecido pela sua força defensiva, Williams deve ser usado frequentemente como principal defensor de Embiid. Caso contrário, o Celtics precisará adotar a mesma arma tentada pelo Nets: a marcação dupla.

Independentemente do que o Boston decidir, um fator importante será a capacidade de manter Embiid fora da linha de lance livre. Ele teve uma média de quase 12 tentativas por jogo contra o Celtics na temporada regular.

Além de ter a dupla Tatum e Brown como principais pontuadores, os armadores de Mazzulla também contribuíram muito no ataque contra Atlanta. Smart, White e Brodgon tiveram uma média combinada de 47.3 pontos por jogo, com 50% de aproveitamento dos arremessos.

Publicidade

Palpite: Celtics em seis jogos

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários