É fato que Philadelphia 76ers e Denver Nuggets monopolizam o prêmio de MVP a cada temporada da NBA. Nos últimos quatro anos, Nikola Jokic venceu três, enquanto Joel Embiid ficou com um deles. E o pivô do Sixers liderava a última campanha quando sofreu com lesões. Então, é justo dizer que os dois estão sempre na briga pela premiação máxima individual.
No entanto, as equipes vivem momentos diferentes. O 76ers passou por mudanças drásticas em seu elenco para a temporada 2024/25 da NBA, enquanto o Nuggets vem perdendo peças importantes. Mas mais do que isso, as contusões assombram.
Vamos começar pelo Sixers, pois Embiid não vai atuar mais na pré-temporada e Paul George, a principal contratação, se machucou diante do Atlanta Hawks.
Não é de uma infelicidade enorme? Que absurdo. O 76ers iniciou a offseason com dois jogadores em seu elenco, enquanto discutia a extensão de Tyrese Maxey. De cara, conseguiu George, que estava no Los Angeles Clippers. Fez uma agência livre acima do que se esperava, mas não contava com o azar.
Perder George (ainda não existe informação oficial de quanto tempo vai desfalcar a equipe) é um duro golpe para o Sixers. De acordo com o próprio Embiid, o ala “cuidaria” do ataque ao lado de Maxey para ele ser a “surpresa”. Agora, quando vai acontecer isso?
Claro. A gente espera que a lesão não seja tão grave quanto pareceu (a gente não mostra vídeo de contusões), mas deu a impressão que vai levar tempo. No máximo, torcemos para que seja apenas um susto.
Leia mais
- Jamal Murray estende contrato com Nuggets e valores assustam
- Perdeu alguma? Todas trocas, assinaturas na agência livre da NBA
- Joel Embiid sofre lesão no joelho e desfalca 76ers
De qualquer forma, um desfalque por um período prolongado vai atrapalhar o início de temporada em Philadelphia. Enquanto isso, ninguém sabe qual será a disponibilidade de Embiid ao longo da campanha.
Montou um time para brigar entre as três, quatro primeiras posições, mas já sofre com problemas em seus principais jogadores.
Por outro lado, o Nuggets vem com uma questão similar. Mas é um pouco diferente.
Começa pelo fato de Denver perder peças importantes nos últimos anos e chega ao ponto em que o time não tem muita saída. Com o teto salarial engessado, a equipe do Colorado tenta brigar com o que tem. Mas o que possui hoje é suficiente?
Claro que não dá para ir contra Jokic. É impossível apostar em algo que não seja nele, o melhor jogador da NBA na atualidade. Mas e o resto?
Bem, aí começam os problemas…
Jamal Murray não está bem fisicamente. Existe uma grande preocupação em torno do armador. Por enquanto, na pré-temporada, ele acertou apenas seis dos 19 arremessos que tentou. É pré-temporada? Sim, mas não quando o assunto é o arremesso.
Além disso, ele já fez uma participação bem abaixo do esperado nas Olimpíadas. É um jogo diferente, mas com 6.0 pontos, 3.8 assistências, 2.3 erros de ataque e aproveitamentos patéticos, ele foi uma sombra do que já mostrou. Murray converteu apenas 29% das tentativas de quadra, sendo 14.3% do perímetro.
O que aconteceu com ele, afinal?
Mais problemas…
Enquanto o 76ers tem problemas de lesões que já aconteceram, o Nuggets entra na temporada 2024/25 da NBA com algumas que não podem acontecer. E é isso mesmo.
Com um banco fraco, os titulares terão de jogar como nunca. E é aí que vem mais uma questão: Michael Porter.
O ala, que recebeu uma extensão bastante otimista (ou supervalorizada, como queira), lida com problemas físicos durante a carreira. E a preocupação da diretoria está no fato de que ele jamais consiga chegar onde se esperava.
É um ótimo arremessador, entretanto. Os 41% de aproveitamento desde que começou a jogar na NBA mostram isso. E vale ressaltar que após perder muitos jogos nas cinco primeiras temporadas, ele atuou em 81 partidas em 2023/24.
Mas como defensor, ele é um alvo em Denver. Até mostrou alguma evolução, enquanto ganha experiência e “atalhos” em quadra. No entanto, está longe de merecer os US$35.9 milhões que vai receber em 2024/25.
E Murray também teve uma extensão recente que preocupa. Ele vai ganhar cerca de US$52 milhões a partir de 2025/26. Como sua condição física preocupa e seu arremesso não melhora (31.6% de quadra e 20% do perímetro) na pré-temporada, é difícil entender o que pode acontecer ali.
Denver não pode nem pensar em ter uma contusão afastando qualquer um de seus titulares.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA