Minas bate Bauru e se isola na liderança do NBB

Equipe de BH chega a 13 vitórias seguidas; Paulistano também vence e garante vaga no Super 8

Minas Bauru Fonte:

A rodada desta terça-feira (05) do NBB contou com a realização de duas partidas no Ginásio do Antônio Prado Jr., sede do Paulistano, na capital paulista. O destaque ficou por conta da vitória do Minas, cada vez mais isolado na liderança da competição, sobre o Bauru. Mais tarde, o Paulistano venceu o Fortaleza Basquete Cearense em um confronto direto equilibrado.

(13-1) Minas TC 85 x 75 Bauru Basket (9-3)

https://www.youtube.com/watch?v=Rb7CxM9UWXg

Publicidade

Em mais um dos ótimos duelos do Novo Basquete Brasil (NBB) na temporada 2020/21, o líder Minas TC conquistou um triunfo importante diante do forte Bauru Basket por 85 a 75 e segue isolado na primeira colocação da competição. Ainda sem o armador Alexey Borges, os comandados de Léo Figueiró bateram de frente com a equipe mineira no primeiro tempo, mas sofreram uma brusca queda de desempenho no terceiro período, assim deixando o resultado positivo extremamente distante. Já os mineiros asseguraram a décima terceira vitória na atual edição, confirmando de vez a fase espetacular que o entrosado e encaixado elenco de Léo Costa vive na elite nacional.

Cada vez mais embalado, o time minastenista apresentou novamente um ótimo desempenho coletivo, tanto no ataque quanto na defesa. O sistema defensivo funcionou extremamente bem ao longo da partida, com exceção do período final. Em suma, Minas controlou o Bauru ao diminuir  a participação de Alex Garcia, Larry Taylor e Gui Deodato, que tiveram alto volume e baixo aproveitamento. No ataque, os comandados de Léo Costa não foram brilhantes coletivamente, em especial a dupla Luciano Parodi e David Jackson que pouco produziram. No entanto, Shaquille Johnson (28 pontos, cinco rebotes e cinco assistências), David Nesbitt (22 pontos e nove rebotes) e JP Batista (nove pontos e 11 rebotes) se destacaram e comandaram a vitória mineira. Além disso, o clube de Belo Horizonte aproveitou incríveis 52.4% dos arremessos de três pontos e 50% de dois pontos e dominou a batalha de rebotes (43×33). Com o triunfo, Minas segue isolado na liderança e agora com uma sequência surpreendente de 13 vitórias consecutivas.

Publicidade

Bauru Basket, por sua vez, colecionou alguns bons momentos ao longo dos quarenta minutos e chegou a equilibrar o embate no primeiro tempo, mas não conseguiu conter a força mineira nos períodos finais, além de não ter apresentado um desempenho animador, sobretudo ofensivamente. Ao contrário do Minas, a equipe bauruense teve um aproveitamento ruim nesta tarde (25.7% do perímetro e 70% nos lances livres) e desperdiçou inúmeras oportunidades ofensivas, claramente sentindo a baixa do armador Alexey Borges, que segue lesionado. Apesar dos números sólidos, Zach Graham (18 pontos) e Tyrone Curnell (17 pontos) não aproveitaram ao máximo o alto volume que receberam no duelo. Em contrapartida, Gabriel Jaú voltou a ser regular e eficiente, terminando o revés com 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências. A atuação pra lá de razoável aliada a péssimos números de Larry Taylor (nove pontos), Alex Garcia (oito pontos) e Gui Deodato (seis pontos) foram determinantes para a terceira derrota do Bauru, ainda terceiro colocado, no NBB.

(9-3) Paulistano 78 x 73 Fortaleza Basquete Cearense (8-6)

https://www.youtube.com/watch?v=rqT9WW-ZVSQ

No segundo e último jogo desta terça-feira (05), Paulistano e Fortaleza Basquete Cearense se enfrentaram em um confronto direto de alto nível e protagonizaram um duelo extremamente parelho. Apesar do equilíbrio em grande parte do embate, a equipe paulista, abraçada na vantagem construída já no primeiro período, venceu por 78 a 73. Após ser dominado nos dez minutos iniciais, o time de Alberto Bial apresentou um venerável poder de reação e tentou buscar o resultado no segundo tempo, mas não foi o suficiente para conquistar o triunfo. Com a nona vitória na temporada, o Paulistano subiu para a quarta colocação e garantiu vaga no Copa Super 8. O Fortaleza, por sua vez, segue figurando na sexta posição.

Publicidade

Extremamente efetivo no primeiro tempo, o desfalcado Paulistano – sem Cauê Borges e Sommer – chegou a ter 29 pontos de vantagem ao fim do segundo quarto. Mesmo caindo de desempenho, essencialmente na defesa, nos vinte minutos finais, os comandados de Régis Marrelli não permitiram que a remontada do Fortaleza Basquete Cearense terminasse com uma virada histórica e conquistaram o triunfo. Resumidamente, o clube paulista foi superior nos números, aproveitando 35.9% dos arremessos de três pontos, 56.5% de dois pontos e 76.9% dos lances livres, além de liderar em assistências (22×11) e rebotes (43×35). No entanto, o número de erros (14) preocupou, porém não influenciou no resultado final. Destaque da partida, o eficiente armador Felipe Ruivo terminou o embate contribuindo com 21 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e convertendo 72.4% dos pontos tentados. Maique (13 pontos e oito rebotes) e Vitão (11 pontos) também destacaram-se.

Pelo lado do Fortaleza Basquete Cearense, parece-me óbvio que o time de Alberto Bial esteve longe de atingir todo seu potencial e produziu muito pouco no duelo desta noite. Desmond Holloway, inclusive, tem médias de aproximadamente 24 pontos por partida e hoje anotou apenas 15. O restante do elenco, com exceção de Dontrell Brite (18 pontos) e Guilherme Schneider (13 pontos), também não se destacaram, o que contribuiu para o revés cearense. Alex, Rashaun, Sualisson, Matias, Cauê e Lucas Bebê ficaram devendo. O aproveitamento, sobretudo no perímetro, não foi ruim (35.3% nas bolas de três e 47.4 nas bolas de dois), mas a equipe cobrou apenas dois lances livres ao longo dos quarenta minutos, provando ter entrado em quadra sem agressividade e com baixa intensidade.

Publicidade

Classificação

1- Minas: 13 vitórias e uma derrota
2- Flamengo: 13 vitórias e duas derrotas
3- Bauru: nove vitórias e três derrotas
4- São Paulo: 11 vitórias e quatro derrotas
5- Paulistano: nove vitórias e três derrotas
6- Fortaleza Basquete Cearense: oito vitórias e seis derrotas
7- Franca: oito vitórias e sete derrotas
8- Unifacisa: seis vitórias e sete derrotas
9- Mogi e Corinthians: cinco vitórias e sete derrotas
11- Pato Basquete e Campo Mourão: cinco vitórias e oito derrotas
13- Pinheiros: quatro vitórias e nove derrotas
14- Brasília: duas vitórias e 11 derrotas
15- Cerrado e Caxias do Sul: uma vitória e 11 derrotas

Publicidade

Jogos da semana

06/01 (quarta-feira): Cerrado Basquete x Brasília (14h30 – YouTube do Cerrado), Mogi x Pato Basquete (17h30), Corinthians x Campo Mourão (20h30 – DAZN)
07/01 (quinta-feira): Fortaleza Basquete Cearense x Bauru (17h – DAZN), Minas x Paulistano (20h – DAZN)
08/01 (sexta-feira): Pato Basquete x Caxias do Sul (14h30), Campo Mourão x Cerrado Basquete (17h30), Brasília x Mogi (20h30 – DAZN)
09/01 (sábado): Bauru x Unifacisa (16h – TV Cultura e Facebook do NBB), Paulistano x Pinheiros (19h)
10/01 (domingo): Caxias do Sul x Mogi (16h), Cerrado Basquete x Corinthians (19h – DAZN)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários