As trocas finalizadas pelo Portland Trail Blazers nos últimos dias criou a impressão de que Damian Lillard seria o próximo a deixar o elenco. Ou seja, uma reconstrução total aconteceria pelos lados do Oregon. No entanto, não é bem assim. De acordo com Aaron Fentress, do jornal The Oregonian, o ídolo continua nos planos da franquia e aprova as decisões tomadas pelo time nessa semana.
A intenção da equipe não é uma reconstrução radical de elenco, mas um realinhamento de jogadores em torno de Lillard. O alívio salarial conquistado ao “despachar” Norman Powell e CJ McCollum, por isso, foi essencial. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, as negociações abrem potencialmente US$60 milhões em folha salarial para a próxima offseason. Acumulou-se, além disso, algumas escolhas de draft no processo.
A expectativa é que o Blazers procure a contratação de reforços consolidados em julho, pois quer recolocar-se rapidamente do ponto de vista competitivo. Dessa forma, o time não correria riscos de “perder” a confiança de Lillard. Fentress indica que o ídolo, aliás, apoia o plano porque já compreendia que a temporada estava condenada e não havia perspectiva de recuperação nessa campanha.
A partir de agora, a franquia de Portland projeta ser um dos poucos times com amplo espaço para contratar na offseason. Seus concorrentes entre os grandes investidores, em síntese, seriam San Antonio Spurs, Detroit Pistons e Orlando Magic. Exceto o seu principal jogador, o Blazers não tem mais nenhum contrato garantido para a próxima campanha acima de US$5.1 milhões.
Adversários monitoram
Os supostos planos da equipe para o craque, porém, não impedem que os adversários tracem as suas próprias estratégias centradas no armador. O jornalista Marc Stein, da plataforma Substack, apurou que rivais deverão continuar monitorando a situação do astro. O clima nos bastidores de Portland, no entanto, seria de tranquilidade em relação à permanência do veterano.
Embora Lillard não deva ser negociado, o Blazers ainda cogita mais trocas e mudanças no elenco antes da trade deadline. O ala-armador Ben McLemore e o pivô Jusuf Nurkic seguem figurando em especulações, por exemplo. O time seguirá, certamente, muito ativo no mercado nas próximas 36 horas em busca de mais negócios.
Leia mais
Blazers sofre com azar e bobagens no draft da NBA
Damian Lillard: “Estou frustrado comigo mesmo, não com o Blazers”
Kendrick Perkins: “Lillard deveria cair fora do Blazers”
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: