O armador Leandrinho Barbosa (foto), do Toronto Raptors, explicou nessa segunda-feira o seu pedido de dispensa da seleção brasileira que vai disputar o Pré-Olímpico. A competição, que será realizada em Mar Del Plata, na Argentina, entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro, dá duas vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
A versão inicial passada à imprensa foi a de que o jogador teria enviado um e-mail à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) meia hora antes da apresentação oficial dos jogadores no Clube Hebraica, em São Paulo, comunicando a dispensa.
Em uma entrevista concedida ao repórter André Kfouri, da ESPN brasileira, o jogador revelou que tem uma grave lesão no pulso direito, que o deixou de fora de 24 jogos da última temporada regular da NBA. Além disso, ele desmentiu essa versão passada à imprensa e afirmou que a CBB sabia da necessidade de sua dispensa desde o mês de março.
“Em primeiro lugar, eu coloquei como motivo pessoal por ser uma lesão crônica que tenho no pulso. Começou com um cisto e esse cisto foi rompendo o ligamento. Hoje, eu não tenho ligamento na mão. Por isso é que eu preciso de um descanso. Quando acabou a temporada lá em Toronto, o dono do time me levou a um especialista. Ele me disse que eu preciso de uma cirurgia, não agora, mas que eu precisaria de um repouso muito grande. E esse repouso é até setembro”.
“É verídico que eu passei o e-mail. Agora, não foi 30 minutos antes da apresentação. O e-mail foi enviado dois dias antes, até porque era para eu ter me apresentado junto com os outros jogadores. E eu não me apresentei por ela (CBB) ter falado que seria um sacrifício, para que eu não me desgastasse. Desde março, a CBB sabia que eu não poderia me apresentar. Eu não esperava nada disso que está acontecendo. Parece que isso é uma tentativa de fazer as pessoas pensarem que eu não quero jogar na seleção brasileira. Eu achei muito estranho porque não colocaram nada da minha situação”.
Por fim, Leandrinho disse que continua com a mesma vontade de defender as cores do Brasil. Ele espera se recuperar do problema no pulso e disputar sua primeira olimpíada. Para isso, é claro, a seleção brasileira terá de conseguir a classificação.
“A minha vontade de jogar pela seleção não mudou. Queria estar com o grupo agora. Não estou pessoalmente, mas estou em espírito e alma. Quero sim que eles se dêem muito bem lá no Pré-Olímpico e classifiquem o Brasil para, se caso acontecer, eu estar bem fisicamente, principalmente minha mão, e ir sim para uma olimpíada, que é um sonho que eu tenho. Infelizmente, eu não posso estar agora com o grupo. Mas é por causa dessa situação. Não é verdade que eu não esteja nem aí para a seleção. Amo demais vestir a camisa da seleção brasileira”, finalizou.
Confira, na íntegra, o conteúdo do e-mail enviado por Leandrinho à CBB
“Agradeço a Confederação Brasileira de Basquete, mais uma vez, pela confiança e consideração de me convocar para jogar na Seleção Brasileira, na Temporada 2011. Lamento informar que por causa de motivos particulares e pessoais, desta vez não vou poder atender a esta convocação . E sempre será, para mim, acima de tudo, motivo de orgulho e honra vestir a camisa da Seleção Brasileira. Agradeço mais uma vez a consideração e a confiança que esta instituição tem depositado em mim ao longo destes 10 ANOS de participação representando a Seleção Brasileira, e espero que a CBB possa entender”.