O Los Angeles Lakers não realizou nenhuma negociação antes do fechamento da janela de transferências da temporada, mas teve oportunidades de mexer-se. E uma chance, em particular, esteve à disposição até os últimos minutos de mercado aberto na liga. De acordo com Chris Haynes, da rede Yahoo! Sports, o Lakers recusou uma proposta de troca do Houston Rockets encabeçada pelo criticado Russell Westbrook.
O repórter apurou que as equipes conversaram sobre transação que envolveria o craque angelino e o afastado John Wall. Esse negócio não avançou, porém, pela exigência dos texanos de inclusão de uma escolha de primeira rodada de draft. A possibilidade, então, foi rapidamente rechaçada pelos californianos. O gerente-geral Rob Pelinka, aliás, nunca sequer cogitou incluir ativos para “livrar-se” do contrato do armador.
Segundo Bill Oram, do portal The Athletic, a oferta do Rockets foi a única perspectiva de troca que o Lakers realmente teve para Westbrook. O mercado para o ex-MVP da NBA, afinal, era bastante limitado por conta de seu (enorme) salário na próxima temporada. Isso fez com que, por fim, Pelinka ficasse relegado a trabalhar com cenários muito menos “bombásticos” de negociação – e nada aconteceu.
Troca maior?
Existem divergências, no entanto, sobre a real dimensão da transação discutida entre os texanos e angelinos. Há jornalistas que, em suma, asseguram que o tamanho da troca debatida entre os dois times foi maior e teve mais atletas envolvidos. Brian Windhorst, da ESPN, sugeriu que executivos tentaram “expandir” a potencial transação para mais jogadores após a recusa inicial para viabilizar um acordo.
O repórter apontou que chegou-se a discutir, por exemplo, o Lakers ceder Westbrook, Talen Horton-Tucker e uma escolha de primeira rodada do draft de 2027 por Wall e Christian Wood. O Rockets esteve aberto a negociar o pivô nos últimos meses e, aliás, teria recebido interesse preliminar de várias franquias. Mas, como esperado, essa construção de negócio também não foi adiante.
Outras oportunidades
A falta de interessados em Westbrook ditou a trade deadline dos californianos, mas não impediu que outras frentes fossem exploradas no mercado. Windhorst confirmou que a franquia, primeiramente, esteve próxima de fechar troca com o New York Knicks nessa quarta-feira. O negócio teria levado o jovem ala Cam Reddish para Los Angeles por meio de uma negociação que também incluiria o Toronto Raptors.
Além disso, outra alternativa discutida pelo time foi Terrence Ross. De acordo com Evan Massey, do site Hoops Analysis, os angelinos negociaram a contratação do ala-armador junto ao Orlando Magic. Mas, talvez, a situação mais curiosa tenha girado em torno de um velho conhecido da torcida: Dennis Schroder. Oram apurou que a equipe discutiu brevemente com o Boston Celtics sobre a possibilidade de readquirir o armador.
A tendência, por fim, é que o Lakers seja agressivo no mercado de atletas dispensados pós-trade deadline. Tristan Thompson, Enes Freedom, Gary Harris e Goran Dragic são alguns jogadores que deverão ser “liberados” no mercado nos próximos dias, por exemplo. Enquanto isso, a equipe segue com Westbrook. O astro disputou 55 partidas na temporada até agora, com médias de 18.3 pontos, 7.8 rebotes e 7.6 assistências.
Leia mais
Russell Westbrook: “Ganhei o direito de fechar jogos pelo Lakers”
Lakers e Knicks fecham trade deadline sem novidades
“Não tenho arrependimento de troca para o Lakers”, garante Westbrook
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: