É oficial! O armador D’Angelo Russell está de volta ao Los Angeles Lakers, após uma troca tripla que envolveu ainda Utah Jazz e Minnesota Timberwolves. De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, oito jogadores, entre eles Russell Westbrook, fizeram parte da negociação. Mais cedo, o Jumper Brasil informou que as equipes tinham conversas avançadas.
Com a troca de D’Angelo Russell, chega ao fim a passagem de Westbrook pelo Lakers. O armador chegou ao time californiano para o início da temporada 2021/22, mas nunca houve encaixe. Russell chega ao lado de Malik Beasley e Jarred Vanderbilt (ambos do Jazz).
Por outro lado, o veterano Mike Conley e Nickeil Alexander-Walker foram para Minnesota. Enquanto isso, o Jazz recebeu Westbrook, Juan Toscano-Anderson, Damian Jones, além da escolha de Draft de 2027 (via Lakers, com proteção).
O Lakers recebe três bons jogadores, exatamente nas posições que mais precisa. Com um dos piores índices nos arremessos de três de toda a NBA, o time teria Russell e Beasley, dois especialistas no quesito. Além disso, Vanderbilt é um excelente defensor e que vinha aparecendo em diversos rumores, especialmente com o Dallas Mavericks.
Leia mais!
- Boletim de rumores da NBA (08/02/2023) – Parte II
- Lakers discute troca tripla envolvendo Russell Westbrook
- Boletim de rumores da NBA (08/02/2023) – Parte I
O fato é que a equipe californiana precisava de reforços com urgência para brigar pelos playoffs. Ontem, o Lakers perdeu para o Oklahoma City Thunder em confronto direto e, como resultado, segue no 13° lugar do Oeste. Ou seja, hoje não iria sequer ao play-in. E seria pelo segundo ano consecutivo.
Foi a segunda troca que o Lakers realizou na atual temporada. Na primeira, o time enviou o armador Kendrick Nunn ao Washington Wizards por Rui Hachimura.
Interesse do Jazz em Westbrook
Há vários meses, o Utah Jazz aparecia em rumores de troca por Westbrook. No entanto, o principal objetivo da equipe era receber o seu contrato expirante. Em 2022/23, o atleta recebe US$47,1 milhões em seu último ano. Ou seja, o time vai liberar todo o valor para a próxima offseason, podendo fazer contratações de peso.
Agora, é esperado que Westbrook seja dispensado nos próximos dias. Assim, ele vai poder assinar um contrato mínimo para veteranos até o fim da atual campanha com outra equipe.
Troca de Russell Westbrook deixa Lakers melhor?
Uma das questões principais da equipe é a falta do arremesso de longa distância. Westbrook, por exemplo, tem 29.6% de aproveitamento no quesito. Em contrapartida, D’Angelo Russell acerta 39.1% e Beasley, 35.9%. E Russell também comete muito menos erros de ataque.
Na atual temporada, o armador possui 6.2 assistências para 2.7 turnovers, enquanto o atual armador de Los Angeles distribui 7.5 passes decisivos, mas com 3.5 erros. O que ainda ajuda no caso de Russell é o fato de ele não precisar da bola para produzir. Ou seja, ele não precisa, necessariamente, criar o arremesso. Ele já passou pelo Lakers, onde iniciou a carreira.
Já Vanderbilt, de 23 anos, já atuou como ala, ala-pivô e pivô na NBA. Além de ele ser um defensor versátil, o atleta pode contribuir nos rebotes, outro problema de Los Angeles.
Caso a negociação realmente aconteça, existe uma grande chance de Westbrook ser dispensado por Utah. Neste caso, ele ficaria disponível para reforçar diversos times com chances de título como agente livre. De acordo com o jornalista Chris Haynes, da TNT, seu destino provável é o Los Angeles Clippers.
A troca
Lakers recebe: D’Angelo Russell, Malik Beasley, Jarred Vanderbilt
Timberwolves recebe: Mike Conley, Nickeil Alexander-Walker, escolhas de segunda rodada (2024, 2025, 2026 e 2027)
Jazz recebe: Russell Westbrook, Juan Toscano-Anderson, Damian Jones, escolha do Draft de 2027 (via Lakers, proteção 1-4)
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA