A junção de Stephen Curry e Kevin Durant no Golden State Warriors foi um dos maiores movimentos da história recente da NBA. Juntos, eles conquistaram dois títulos em três finais pela franquia. No entanto, a dupla levantou discussões históricas na liga, sobre quem seria o principal nome da equipe. Além disso, os astros também passaram a ter seus legados contestados por conta da necessidade de uma coestrela para o título.
Recentemente, quem tocou no assunto foi Gilbert Arenas. Durante seu programa, o polêmico ex-jogador foi crítico ao relembrar a troca que tirou Durant do Oklahoma City Thunder. Segundo ele, a contratação aconteceu para salvar o legado de Curry, após o Warriors fracassar na temporada em que terminou com 73 vitórias e perdeu as finais para o Cleveland Cavaliers.
“Era o time de 73 vitórias e nove derrotas. Todos colocaram a narrativa em KD por dizer sim e não no Warriors. As armas não eram boas o suficiente para derrotar LeBron James, então tiveram que sair e conseguir um bazuca [para salvar o legado de Curry]”, argumentou Arenas.
A polêmica de Arenas, inclusive, tem precedentes. É comum que valorizem mais Kevin Durant nas conquistas, em vez de Stephen Curry, por conta dos dois MVPs das finais. Entre um dos que levanta a mesma tese, está o ex-jogador Rashad McCants.
“Kevin Durant carregou Stephen Curry nos dois títulos”, disparou McCants. A polêmica declaração aconteceu após o ex-NBA defender o astro do Phoenix Suns como o melhor jogador dos Jogos Olímpicos. “Se ele quisesse impor sua vontade, seria o MVP [dos Jogos]. Ele tem 2,13 metros e consegue arremessar tão bem quanto Steph. Então, ele pode viver atrás do sucesso de Steph também”, completou.
Leia mais sobre Stephen Curry e Kevin Durant!
- “Kevin Durant carregou Stephen Curry em dois títulos”, dispara ex-jogador
- Seleção dos EUA promove “reencontro” de Stephen Curry e Kevin Durant
- Stephen Curry: “Nada que Kevin Durant faça é surpresa”
Apesar dos argumentos, encontrar uma resposta absoluta na comparação é difícil. Nas campanhas dos títulos, por exemplo, o ala somou 28.8 pontos, 7.8 rebotes e 37.9% do perímetro. O armador, por sua vez, obteve 26.9 pontos, 6.2 rebotes, 6.1 assistências e 40.7% dos três pontos.
Os MVPs das finais reforçam a diferença que Durant causou na equipe. O Warriors, afinal, vinha de um vice-campeonato em 2016 para o Cleveland Cavaliers. A contratação do ex-jogador do Oklahoma City Thunder, portanto, devolveu a vantagem para o time da Califórnia, que dominou a NBA nas duas temporadas seguintes.
Sem Durant, Curry ainda conquistou mais um título para o Warriors. E, além disso, garantiu o MVP das finais em 2021. Desse modo, é comum também que analistas e ex-jogadores, como Charles Barkley, defendam que o ala-pivô dependeu mais do armador durante a sua carreira.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA