Jrue Holiday assistiu ao início da carreira de Zion Williamson de perto. Afinal, ambos foram companheiros de elenco no New Orleans Pelicans na temporada de estreia do ala-pivô na liga. O veterano viu os 24 impressionantes primeiros jogos do novato na NBA e, depois, seguiu acompanhando a carreira do jovem. Continua de olho até hoje, pois é um dos maiores talentos com quem já trabalhou.
“Eu acho que, antes de tudo, Zion é um dos jogadores mais talentosos que já vi. O seu vigor atlético e como consegue infiltrar no garrafão adversário é fora do comum. Quando atuei ao seu lado, em seu ano de novato, foi incrível. As pessoas falam do seu peso, mas vi o que era capaz de fazer mesmo com esse corpo. É um monstro perto do aro”, elogiou o armador, no podcast de Paul George.
Mas é inegável que, desde 2020, a carreira de Williamson tomou rumos bem diferentes das projeções. O seu basquete perdeu espaço para a discussão em torno de questões como lesões e peso, por exemplo. Então, o que ainda falta para o ala-pivô? De longe, Holiday crê que a melhora em um ponto específico poderia mudar como o astro é visto de forma radical.
“Gostaria que Zion fosse um pouco mais ativo no lado defensivo. Isso não é uma crítica, mas uma visão pessoal. Acho que, no ataque, o seu jogo está bem resolvido. Então, ele deveria se desafiar na defesa. Isso só deixaria mais evidente o talento que esse menino é, enquanto contagia os companheiros de elenco. Faria o seu basquete crescer, certamente”, avaliou o hoje atleta do Boston Celtics.
Leia mais sobre Zion Williamson
- Dirigente menospreza valor de mercado de Zion Williamson: “Nulo”
- DeMarcus Cousins: “Pelicans foi primeiro erro na carreira de Zion Williamson”
- Zion Williamson teria trocado de agentes por causa do Knicks
Exemplo
Para Jrue Holiday, no entanto, melhorar na defesa não é só um crescimento técnico para Zion Williamson. O significado é maior do que o impacto nos jogos isolados. Trata-se, acima de tudo, de um sinal de maturidade e compromisso. A evolução defensiva do ala-pivô, na visão do armador, seria uma confirmação do seu espírito vencedor. Ele viu um exemplo para o ex-colega nos líderes do Celtics na última temporada.
“Eu vi Jayson [Tatum] e Jaylen [Brown] se desafiarem a serem melhores defensores em Boston. E, com isso, mostraram a todos como queriam ser campeões. Reflete o desejo de vencer. Por isso, acho que Zion deveria fazer o mesmo. Se eu fosse o seu treinador, eu cobraria o lado defensivo dele todos os dias. Ia valer a pena”, projetou o atual campeão da liga.
A melhora defensiva, a princípio, serviria para mostrar um maior espírito competitivo de Williamson. E, assim, ajudaria o Pelicans a atingir o potencial que todos acreditam que possui. “Zion é bastante promissor. Então, eu acho que é um cara bom demais para só jogar play-ins todos os anos”, completou.
Mudança
O Pelicans, lidando com mais uma ausência de Williamson, vê mais uma temporada ficar pelo caminho. O time é o último colocado do Oeste, pois só venceu quatro de 22 jogos. Tem o segundo pior recorde da NBA, por enquanto. Então, Holiday acredita que seja o momento de todos reverem algumas certezas. Será que a equipe está bem montada? Mais do que isso, será que o ala-pivô está no lugar certo?
“Às vezes, eu sinto que o problema é o encaixe do jogador. Não sei se a equipe precisa fazer ajustes em torno de Zion ou tentar novas alternativas. Mas acho que ele tem que passar por algum tipo de mudança no momento. Porque o seu talento, em síntese, é indiscutível”, concluiu o veterano armador.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA