Jordi Fernandez vai ser o novo técnico do Nets

Assistente do Kings vence “disputa” e vai ter primeira oportunidade como treinador principal na NBA

jordi fernandez nets técnico Fonte: Divulgação / FIBA

Um dos mais comentados jovens assistentes da NBA, por fim, vai ter a oportunidade de ser o treinador de uma equipe. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, Jordi Fernandez vai ser confirmado como o novo técnico do Brooklyn Nets em breve. O profissional de 41 anos será o sucessor de Jacque Vaughn, depois de Kevin Ollie assumir o cargo de forma interina.

O treinador, no momento, atua como o principal auxiliar de Mike Brown no comando do Sacramento Kings. Por isso, ele não vai assinar contrato e apresentar-se de imediato. Espera-se que só assuma o novo cargo quando a temporada da equipe californiana se encerrar. Isso pode acontecer já nessa terça-feira, pois uma derrota contra o Golden State Warriors elimina o time do play-in.

Wojnarowski apurou que, a princípio, Fernandez venceu uma concorrência bem grande para ser o escolhido do Nets. “O gerente-geral Sean Marks, para começar, entrevistou mais de dez candidatos ao posto no último mês. Jordi foi um dos finalistas e, com isso, avançou para uma conversa com o dono da franquia, Joe Tsai”, contou o experiente jornalista.

Publicidade

O novo técnico chega para tentar dar direção a uma equipe em momento complicado. Afinal, os nova-iorquinos ainda buscam se remontar após as saídas dos astros Kevin Durant e Kyrie Irving. A franquia venceu só 32 jogos na temporada que acabou de terminar e, assim, ficou na 11a posição da conferência Leste.

Leia mais sobre o Brooklyn Nets

Carreira meteórica

Fernandez é espanhol nascido em Badalona, mas possui uma carreira de técnico quase toda nos EUA. Ele trabalhou em uma academia especializada no treino de jogadores profissionais e universitários em Las Vegas antes de chegar à NBA. Então, em 2009, tornou-se assistente de desenvolvimento de atletas do Cleveland Cavaliers. Foi o começo de uma longa parceria com Mike Brown.

Publicidade

Após a saída de Brown do Cavs, o jovem treinador prosseguiu carreira em separado do “mentor”. Foi auxiliar técnico das seleções de base da Espanha e do Canton Charge (G League), onde chegou a ser efetivado como técnico principal. Mas, depois de dois anos, retornou à principal liga dos RUA. Foi assistente do Denver Nuggets por seis anos e, em seguida, voltou a trabalhar com Brown no Kings.

No Cavaliers, Fernandez recebeu muitos elogios por sua capacidade de lidar tanto com jovens, quanto com veteranos. “Não importa quem entre por aquela porta, Jordi cria uma ligação instantânea. Ele sempre já viu aquele jogador, conviveu com alguém do mesmo estilo ou conhece o próprio. Por isso, ele virou alguém tão valioso dentro da organização”, elogiou o então gerente-geral da equipe, Mike Gansey.

Publicidade

Canadá

Mas, além de assumir o Nets, Jordi Fernandez tem um outro trabalho de técnico a sua espera. Afinal, ele foi o comandante que levou a seleção do Canadá à medalha de bronze na última Copa do Mundo FIBA. A expectativa, por enquanto, é que ele não deixe esse cargo. De acordo com Michael Grange, da rede SportsNet, a federação canadense planeja-se com a sua permanência no cargo.

O Canadá ainda não realizou nenhum tipo de convocação para as Olimpíadas de Paris-2024. No entanto, a expectativa é que todos os jogadores do país na NBA estejam à disposição para a competição. Kelly Olynyk, Dillon Brooks, Trey Lyles e Shai Gilgeous-Alexander, por exemplo, já disseram que pretendem jogar pela seleção. O armador Jamal Murray, além disso, seria um reforço em relação à lista do Mundial.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários