Jogadores entram com processo anti-truste contra a NBA

O locaute da NBA saiu nessa terça-feira, oficialmente, da mesa de negociações para os tribunais. Poucas horas depois da notícia do cancelamento dos jogos até o dia 15 de dezembro, em razão da decisão dos atletas de rejeitar a última oferta dos donos das equipes e dissolver a Associação de Jogadores (NBPA), alguns jogadores entraram […]

Fonte:

O locaute da NBA saiu nessa terça-feira, oficialmente, da mesa de negociações para os tribunais. Poucas horas depois da notícia do cancelamento dos jogos até o dia 15 de dezembro, em razão da decisão dos atletas de rejeitar a última oferta dos donos das equipes e dissolver a Associação de Jogadores (NBPA), alguns jogadores entraram com um processo anti-truste contra a Liga.

A primeira ação foi ajuizada em Minnesota. Os demandantes nesse processo judicial são o ala Caron Butler (ala do Dallas Mavericks), Ben Gordon (ala-armador do Detroit Pistons), Anthony Tolliver (ala-pivô do Minnesota Timberwolves) e Derrick Williams (ala do Minnesota Timberwolves). Eles foram escolhidos porque representam cada tipo de jogador da NBA afetado pelo locaute: os que estão sob contrato (Gordon e Tolliver), os que são agentes livres (Butler) e os novatos (Williams).

Os reclamantes argumentam que o locaute constitui um grupo ilegal de boicote, viola a Lei Sherman (anti-truste) e que a oferta final dos donos de equipes eliminaria o mercado competitivo para a maioria dos jogadores da NBA. O advogado dos jogadores, David Boies, disse agora há pouco, em uma coletiva de imprensa, que a ação judicial é uma tentativa de restaurar as condições de competitividade no livre mercado. 

Publicidade

“Não há nenhuma dúvida de que esse locaute viola as leis anti-truste. Os jogadores demonstraram que esgotaram todas as oportunidades, que fizeram várias concessões. Só que os donos das equipes não abriram mão de quase nada. A temporada está em perigo porque os proprietários têm bloqueado os jogadores e têm mantido esse bloqueio por vários meses. Está absolutamente claro que David Stern (comissário da NBA) encerrou o processo de negociação coletiva. O ultimato de Stern é citado na denúncia. Chegará um momento em que a Liga vai enfrentar a realidade. Eu não posso dizer quando que vai acontecer, mas isso vai acontecer”, afirmou o advogado. 

David Boies disse ainda que o objetivo é resolver o imbróglio fora do tribunal. “Ninguém pode dizer quanto tempo esse processo vai demorar. É do interesse de todos resolver isso rapidamente. Quanto mais tempo passa, maior o prejuízo para as equipes e para os jogadores. É possível que outras ações sejam ajuizadas. Também é possível obter o julgamento sumário antes que a temporada seja cancelada”, finalizou.

Publicidade

O diretor-executivo da NBPA, Billy Hunter, afirmou que outra ação será ajuizada em Oakland, na California. Os demandantes nesse processo serão Carmelo Anthony (ala do New York Knicks), Chauncey Billups (armador do New York Knicks), Kevin Durant (ala do Oklahoma City Thunder), Leon Powe (ala-pivô do Memphis Grizzlies) e Kawhi Leonard (ala do San Antonio Spurs). O critério de escolha desses atletas foi o mesmo do outro processo. Anthony, Billups e Durant estão sob contrato com suas respectivas equipes, Powe é agente livre e Leonard é calouro.

Últimas Notícias

Comentários