Quando foi selecionado com a segunda escolha geral do draft de 2019, Ja Morant era comparado a outros armadores velozes e atléticos, como Derrick Rose e Russell Westbrook. Agora, contudo, a estrela do Memphis Grizzlies admitiu que seu ídolo quando mais novo era Rose, e mostrou o quanto aprecia estar em quadra com ele.
Após a vitória do Grizzlies sobre o New York Knicks, no domingo, Morant e Rose trocaram suas camisas, assinando uma a do outro e tiraram fotos. Dessa forma, Morant terminou o jogo com 27 pontos, dez rebotes e 14 assistências, além de ter anotado dez pontos nos últimos cinco minutos, decidindo a vitória por 127 a 123.
Rose jogou apenas 11 minutos, se recuperando de uma lesão no dedão. Após a partida, o astro do Memphis veio a público falar sobre sua inspiração.
“Rose tornou possível para caras como eu”, disse. “Ser um armador atlético e veloz, sinto que ele tornou isso possível. Por isso, quando era mais novo, esse cara era minha inspiração. O quão acrobáticas as bandejas dele eram, o toque refinado ao redor do aro, o controle no ar, a explosividade… Mas me comparavam a ele, e podermos dividir a quadra agora, é doido”, completou.
Leia mais
- “Acho que ninguém pode parar Ja Morant”, crava técnico do Grizzlies
- “Ja Morant não faz jogadores do Grizzlies melhores”, critica Charles Barkley
- Ja Morant: “Eu acabaria com Michael Jordan em sua época”
As trajetórias de Ja Morant e Derrick Rose têm alguns fatores em comum. Além do estilo de jogo parecido, a cidade de Memphis também está na trajetória de ambos. Em 2008, Rose liderou o Memphis Tigers para o título da NCAA. No entanto, alguns meses depois de sair da faculdade e começar sua carreira na NBA, foi descoberto que o armador havia falsificado notas no ensino médio, e que não teria entrado na faculdade sem isso. Por isso, o título foi revogado dos livros de história, mas a memória dos torcedores não.
Rose, que já está no final de sua carreira, sofreu muito com lesões. Agora, então, numa função de veterano saindo do banco, busca ajudar o Knicks a criar uma cultura vencedora para o futuro. Na carreira, o armador teve médias de 17.9 pontos, 5.3 assistências e 3.3 rebotes, além de ser o MVP da temporada 2010/11 – o mais novo da liga, com apenas 21 anos na época.
Morant, por outro lado, é um dos melhores jovens da liga. Até aqui na temporada, tem médias de 28.5 pontos, 7.6 assistências e 6.4 rebotes.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA