O sucesso do Philadelphia 76ers na atual temporada está baseado na defesa. Trata-se da equipe que cede a menor média de pontos (88.2) e o segundo menor aproveitamento de arremessos de quadra (42.3%) aos adversários. Mas nem todos os atletas do Sixers são grandes defensores. Questionado sobre o assunto, o ala-armador Andre Iguodala deixou escapar uma crítica a um dos seus companheiros de elenco.
“Não faz sentido para mim que existam tantos bons pontuadores que não defendam bem. Lou Williams, por exemplo. Ele é um dos mais jogadores mais difíceis de serem marcados na liga, mas não consegue marcar ninguém. Eu não entendo isso”, disse o astro e provável candidato ao prêmio de melhor defensor da temporada sobre o cestinha do time.
Iguodala explicou que se tornou um bom marcador tomando nota do que os oponentes faziam contra ele. “Eu aprendi [a defender] observando como não gostava de ser marcado. Técnicos também dizem: ‘Vá para a cesta, não fique arremessando’. Então, quando estou na defesa, eu tento forçar que arremessem e uso minha envergadura para contestar as tentativas”, descreveu.
Com 28 anos de idade, Iguodala está na NBA desde 2004 e sempre defendeu o Sixers. Nesta temporada, ele acumula médias de 12.1 pontos, 6.3 rebotes, 5.5 assistências e quase 40% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.