Global Games da NBA no Brasil em Breve: Uma Boa Ideia ou Não?

Confira tudo sobre as edições passadas

Global Games NBA Brasil Fonte: Pexels

A NBA (maior liga de basquete mundial) é assistida diariamente por milhões de pessoas, incluindo um grande público brasileiro, que acompanha nomes como LeBron James e tantos outros atletas nacionais de sucesso lá fora.

E quem não se lembra do sucesso que foi a temporada 2013/2014 no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, da chamada Global Games da NBA? Os jogos foram disputados como uma pré-temporada entre os times do Chicago Bulls e Miami Heat (de estrelas como o fantástico Magic Johnson) e arrastaram milhares de fãs ávidos por verem seus ídolos em quadra.

Atrás somente da China e Estados Unidos, é claro, o Brasil é o terceiro maior consumidor de torneios da liga norte-americana de basquete, e por isso, a expectativa é grande acerca da possibilidade de se realizar mais disputas como as de 2013. E de lá para cá, é difícil de acreditar que aquela tenha sido a última vez em que os fãs do Brasil puderam ver seus ídolos de perto.

Publicidade

A NBA para os Brasileiros

Sendo uma liga totalmente globalizada, as condições existentes para partidas da NBA acontecerem no Brasil são extremamente favoráveis. Os preparativos que antecederam a NBA Global Games de 2013-2014 foram um marco na história do basquete para o país.

Os canais de transmissão brasileiros puderam acompanhar tudo de perto, e não só reforçar que o Brasil possui estrelas nacionais, como também enaltecer o quão a liga norte- americana é importante para o sucesso do esporte por aqui. E por outro lado, os jogadores da NBA se identificam com o clima, cultura e também com os fãs brasileiros, que costumam ser receptivos e calorosos. Tudo isso faz com que as equipes que disputam a liga queiram vir ao Brasil para torneios como o Global Games.

Publicidade

E, dessa maneira, esse ano de 2024 promete ser inesquecível tanto para os jogadores como para os fãs tupiniquins! Para setembro deste ano está marcada, pela primeira vez no Brasil, uma partida da temporada regular da NFL e que pode ser o pontapé necessário para mais uma edição do Global Games da NBA no país! Como afirmou o diretor de operações da liga, Mark Tatum, o mercado brasileiro é forte e importante para os EUA.

O Global Games de 2013 passou por seis países diferentes, com oito partidas amistosas e dois jogos internacionais da temporada 2013/2014. Foi um marco por ter sido a primeira vez em que a liga teve a chance de promover o esporte fora do eixo EUA-Canadá.

Publicidade

Pexels

Com um total de 29 franquias nos EUA e apenas uma no Canadá (por franquia, entenda equipe), a NBA é reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), cujos jogadores são reconhecidos como os atletas mais bem pagos do mundo!

Desde 1946 a liga norte-americana existe, sendo primeiramente chamada de BAA (Basketball Association of America). Logo depois, em 1949, se fundiu com a NBL e juntas se chamaram National Basketball Association. Com 11 equipes em 1950, atingiu números antes inimagináveis, contando com equipes como New York Knicks e LA Lakers.

Publicidade

Um dos marcos da época foi a sucessão de vitórias e títulos do Boston Celtics (um total de 11 títulos em 13 temporadas). As estrelas que marcaram a trajetória do time foram Bill Russell e Bob Cousy. Com o surgimento da liga rival, a American Basketball Association, a liga então começou a se sentir ameaçada, e uma guerra para se ter como parte do elenco de suas equipes os principais jogadores da época teve início.

A partir de 2000, mais jogadores estrangeiros tiveram destaque, supremacia essa aos poucos quebrada (já que apenas americanos e canadenses faziam parte da maioria das franquias). Brasileiros como Leandrinho Barbosa, o argentino e Manu Ginobili tornaram-se  famosos e brilharam mundo afora.

Publicidade

E enquanto não se define uma data para que o show ocorra novamente, vamos relembrando os momentos do passado!

Últimas Notícias

Comentários