Gerenciamento de banca: o segredo para começar bem no poker

Para se manter firme no jogo, é preciso manter o controle do bolso e das emoções

estratégia de poker para iniciantes Fonte: Freepik

Jogadores iniciantes no poker têm muito o que aprender. São várias estratégias para ganhar e, com o tempo, cada um escolhe a sua favorita. Entretanto, independente de qual a tática seja utilizada, há uma regra universal para se manter bem e chegar até o fim: o gerenciamento de banca.

O nome pomposo nada mais é do que manter o controle emocional para gerenciar o dinheiro (seu, no caso) que está em jogo, com limites pré-definidos de perda e ganho. Embora seja uma teoria fundamental e que aparenta ser simples, na prática, significa manter o controle para conseguir se manter por um longo prazo. Ou seja, é algo que demanda muito esforço para aprender, já que é fácil de empolgar, ainda mais quando vem uma sequência de ganhos.

Essa é uma estratégia de poker para iniciantes considerada fundamental, que deve ser encarada como um dos primeiros passos para quem começa na prática. O poker tem muitas variações e, uma delas, tradicional em vários jogos, é o blefe. Se até os jogadores mais experientes podem se perder em uma jogada blefada, iniciantes podem, literalmente, pagar para ver… e perder!

Publicidade

Então, a primeira coisa antes de agendar uma noitada de poker é definir qual o limite saudável e sustentável para o jogo. Defina quanto você está disposto a perder e quanto será o valor máximo de lucro.

Ter esses números em mente antes mesmo de encostar nas fichas vai trazer um controle emocional. Significa que você é quem comanda essa parte do jogo, e não o contrário. Essa simples ação pode ajudar nas duas situações, quando pode acontecer de você ter um “branco”, ou um “tilt emocional”.

Publicidade

Quando se está ganhando, o que obviamente dá vontade é de continuar apostando, sempre e cada vez mais alto. Sabe aquele ditado que “quanto mais alto, maior a queda”? Isso se aplica aqui. Imagine que você já tem uma alta soma positiva e, de repente, perde tudo. O efeito será devastador, tanto mentalmente, com você se martirizando por ter feito tal coisa, como financeiramente.

O outro lado também gera ansiedade. Ter derrotas consecutivas gera um sentimento de “vou tentar mais uma vez. Vai que a minha sorte está na próxima…”. Ter um limite pré-definido evita a bagunça emocional, porque você sabe até onde pode ir. Isso proporciona maior segurança na hora do entretenimento.

Publicidade

A dica é tentar deixar qualquer tipo de emoção de lado, fora da mesa. Poker é um jogo de estratégias, e você precisa ser “frio” em todo o tempo. Se em algum momento perceber que está pendendo para algum lado e sendo emotivo, faça uma pausa, respire fundo e tome água ou café. Se mantenha desperto para conseguir se manter firme em sua decisão inicial!

Últimas Notícias

Comentários