De acordo com Shams Charania, da ESPN, Fred VanVleet, foi eleito o novo presidente da Associação Nacional de Jogadores da NBA (NBPA), neste sábado (12). Então, o armador do Houston Rockets sucede CJ McCollum, que esteve à frente do cargo nos últimos quatro anos.
Fred VanVleet foi eleito presidente da NBPA durante a reunião do conselho de jogadores da NBA. Agora, começará um mandato de quatro anos a partir deste dia 12 de julho. Por outro lado, CJ McCollum, que se tornou atleta do Washington Wizards, terá um cargo de consultor na Associação. Afinal, o tempo de seu mandato presidindo acabou.
O veterano do Wizards, aliás, teve papel importante na NBPA. Isso porque atuou como presidente nos últimos quatro anos. Antes, foi vice-presidente executivo entre 2018 e 2021), Além disso, liderou o órgão negociações para concluir o acordo coletivo por anos, firmado em 2023.
VanVleet, campeão da NBA de 2019 com o Toronto Raptors, estabeleceu recordes de contratos mais bem pagos para um jogador não selecionado no Draft. Portanto, é considerado alguém que já esteve em todos os níveis de acordos e disputas na liga. Da mesma forma, chega ao cargo por demonstrar defesa ao sindicato.
Leia mais!
- Jalen Green: “Rockets queria minha troca há muito tempo”
- Draymond Green detona NBA e CBA por agência livre
- Boletim de rumores e trocas da NBA (12/07/2025)
Como presidente da NBPA, VanVleet vai representar os jogadores da NBA. Assim, será um dos líderes para negociar os direitos dos atletas, iniciativas fora das quadras e ajudar a moldar a direção do sindicato. Dentre as pautas estão escalação, disciplina da liga, receitas, saúde e segurança dos jogadores.
Vale lembrar que o armador assinou um contrato de dois anos e US$50 milhões para seguir no Houston Rockets. A renovação aconteceu no fim de junho. O último ano do acordo será uma opção do jogador. Desse modo, o veterano poderá decidir se continua na equipe para 2026/27.
A extensão de VanVleet com o Rockets vinha sendo discutida durante a offseason da NBA. O contrato assinado há dois anos previa um último ano em 2025/26 no valor de US$44,9 milhões. No entanto, Houston poderia recusar a cláusula e ele ficaria livre para a agência livre da NBA. Mas não o fez.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA