Não há como negar: o Chicago Bulls vive uma crise em vários sentidos. O time perdeu seis dos últimos sete jogos disputados e, assim, caiu para a penúltima posição do Leste. Enquanto isso, os rumores sobre uma reconstrução de elenco só crescem. As mudanças parecem ser inevitáveis. O astro DeMar DeRozan foi expulso nos segundos finais da última partida do Bulls e já não consegue esconder a frustração com a situação.
“Eu não consigo fingir, então estou mais do que frustrado. Todo o nosso vestiário, aliás, está tomado pela frustração. É um bom ponto de partida, pois evidencia que nós somos competidores e queremos resolver a situação. Mas precisamos de algumas vitórias para isso. Realmente acho que, se vencermos alguns jogos, tudo vai mudar”, desabafou o veterano, após a derrota para o Toronto Raptors por 121 a 108.
O Bulls projetava ser uma força ofensiva da liga quando reuniu DeRozan com os astros Zach LaVine e Nikola Vucevic. No entanto, os resultados ficaram muito abaixo das expectativas. Na atual campanha, por exemplo, Chicago possui o quinto ataque mais ineficiente da liga. Para o ala-armador, a impressão inevitável que fica é que o time sabota o seu talento dentro de quadra.
“Eu não sei o que pensar… Você conhece a força de uma pessoa quando a adversidade acontece, pela forma com reage. Mas, para ser sincero, é difícil não ficar frustrado. Eu sinto que perdemos chances de vencer, afinal, por erros próprios contra Toronto. Nós teremos que dormir com isso na cabeça, então vai ser uma longa noite. Mas tudo gira em torno de como vamos reagir”, refletiu o experiente pontuador.
Leia mais sobre o Chicago Bulls
- Alex Caruso: “Bulls está muito perto de ser um bom time”
- Zach LaVine nega treinador e causa polêmica no Bulls
- “Eu cumpri a minha parte com o Bulls”, garante Zach LaVine
Expulsão
A expulsão de DeRozan na derrota contra o Raptors aconteceu por um motivo banal. Nos segundos finais de um jogo resolvido, ele ficou revoltado porque Pascal Siakam tentou um arremesso na última posse. O astro do Bulls até sabe que havia uma razão plausível para isso, pois o saldo conta nas partidas da Copa da NBA. Mas, mesmo assim, não acredita que a questão estar acima do “código moral” da liga.
“Todos no banco deles estavam gritando para que pontuasse, mas só vençam. Levem a sua vitória com respeito e deem o fora. Independentemente do que vocês precisam no campeonato ou não, então, tenham respeito pelo jogo e pelos seus oponentes. Com o relógio de posses de bola já zerado, em particular. No entanto, isso é só o que penso”, justificou o seis vezes all-star.
O Bulls já está eliminado da Copa, então a posição de DeRozan é suspeita. Mas o ala-armador garante que nunca faria o mesmo de Siakam, não importa o que estivesse em jogo. “Eu não estou nem aí com saldo de pontos da Copa da NBA ou coisa assim. Dane-se! Nada desse tipo, afinal, está acima do respeito que devemos ter pelo esporte e pelos adversários”, sentenciou.
Questão cultural
Billy Donovan, obviamente, não quis julgar o seu comandado. O técnico do Bulls, antes de tudo, compreende que DeMar DeRozan foi expulso por uma questão de diferença cultural. Os estadunidenses, afinal, nunca vivenciaram um campeonato em que o saldo de pontos é critério de desempate. E, no calor do momento, fica difícil lembrar disso. Tudo não passou, por fim, de uma reação natural.
“O problema é que o torneio se contrapõe a uma cultura da NBA. A explicação que eu recebi, a princípio, é que a diferença de pontos pela qual você ganha faz diferença na classificação. Então, foi isso o que ocorreu. Mas sempre sinto que devemos tentar se preocupar com o que nós fazemos, não o outro time. Todos vão fazer, no fim das contas, o que for necessário para os seus interesses”, explicou Donovan.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA