Charles Barkley, assim como qualquer fã da liga, acompanha a carreira de LeBron James com admiração. Mas, ao mesmo tempo, carrega o conhecimento de quem esteve dentro de quadra e lidou com o fim de uma trajetória de alto rendimento. É a etapa mais difícil, provavelmente, da jornada de qualquer atleta. Por isso, ele torce que o craque do Los Angeles Lakers tenha clareza sobre o momento que vive na NBA.
“Eu espero que LeBron se aposente logo porque odiei a forma como me aposentei. Já vi e vivi o que acontece. Deixar a quadra, antes de tudo, é duro. Entrar é fácil, mas sair é doloroso. Espero que saia de cena enquanto ainda pode jogar em alto nível. Afinal, vi o que ocorreu comigo mesmo, Patrick Ewing em Orlando, Michael Jordan em Washington. Não quero vê-lo assim”, alertou o integrante do Hall da Fama.
James está próximo dos 40 anos, mas não dá sinais de aposentadoria. Pelo contrário. O ala registrou médias de 25,7 pontos, 7,3 rebotes e 8,3 assistências nessa temporada e levou o Lakers aos playoffs. No entanto, com o avanço da idade, tudo fica mais duro de avaliar. A sabedoria popular, além disso, diz que o tempo é o único invicto no esporte. Barkley admite que precisou aprender isso na prática.
“Chega um instante em que o seu ego diz que ainda consegue, mas a realidade é outra. Nas duas temporadas finais da minha carreira, eu treinei para começar o ano em ótima forma física. Só queria uma campanha legal e, então, aposentadoria. Mas descobri que qualquer um é bom contra o ar, uma cadeira. Mas, quando um menino de uns 25 anos vem para cima de você, tudo muda”, explicou o hoje comentarista.
Leia mais sobre LeBron James
- Por LeBron, Lakers considera escolher Bronny James no draft
- Paul Pierce sugere que Lakers troque LeBron James para o Cavaliers
- “LeBron James vai sair de contrato com o Lakers”, aposta jornalista
Quantos anos?
Charles Barkley, a princípio, não acha que LeBron James deveria deixar as quadras hoje. Afinal, o líder do Lakers segue como um dos principais jogadores da NBA. Ele ainda tem condições de estender a carreira por mais algum tempo, certamente. Mas quantos anos exatamente? O empresário do craque, Rich Paul, aposta que o cliente pode até alcançar a década de 2030.
“Acho que, do ponto de vista físico, ele ainda pode jogar mais umas cinco temporadas. A sua mentalidade e inteligência do jogo, no entanto, poderiam mantê-lo em quadra para sempre. Ele é impassível diante das frustrações do basquete e ficar afastado da família. A sua família, aliás, é inacreditável. Eles têm sido uma rede de apoio incrível durante a sua carreira”, contou o empresário e amigo do jogador.
No entanto, atuar até os 45 anos envolve mais do que uma questão física. E, para Paul, vão ser essas questões fora de quadra que vão levar James à aposentadoria. “Sei que, em algum momento, ficar perto da família vai falar mais alto. Eles vão ser a prioridade. Então, dessa perspectiva, acho que vamos vê-lo jogar por mais dois ou três anos”, especulou o agente.
O tempo passa
O histórico de jogadores de 40 anos relevantes na NBA, antes de tudo, é bem restrito. Só 31 atletas na história da liga entraram em quadra depois de completarem quatro décadas de vida. E existe um bom motivo para isso. O desempenho despenca e, ao mesmo tempo, as lesões ficam mais constantes. Barkley, por exemplo, encerrou a carreira em 1999 depois de sofrer uma ruptura no tendão do joelho.
“Quando você trabalha na offseason, treinando em ótima forma física enquanto ninguém te marca, tudo parece ótimo. Mas, quando entramos em quadra, a coisa é diferente. Um garoto de 25 anos que assistia aos seus jogos na televisão aparece e está motivado para atacá-lo. Você vira a caça, em síntese. A realidade é que o tempo passa para todos e não podemos fazer nada sobre isso”, lamentou a lenda da NBA.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA