Donovan Mitchell atraiu comparações com Dwyane Wade desde o início da carreira. Mas os rumos de ambos na NBA foram bem diferentes. Apesar de ser mais saudável, o astro do Cleveland Cavaliers não tem um currículo tão vitorioso quanto o ídolo do Miami Heat. Ainda assim, Channing Frye vê um aspecto em que o jogador é superior à lenda da liga.
“Eu acho que Donovan é um melhor scorer do que Dwyane. Em particular, se falamos da capacidade de arremesso. Enquanto um atleta de armação capaz de pontuar, pontuador puro, Donovan tem mais recursos. Mas, em todos os outros quesitos, fica bem para trás. Dwyane domina o resto, certamente”, avaliou o ex-pivô e hoje comentarista.
É verdade que, nesse momento, Donovan Mitchell tem uma maior média de pontos na carreira do que Dwyane Wade. Além disso, tem uma considerável vantagem no índice de acerto de arremessos de três pontos e lances livres. Frye, no entanto, não vê muitos problemas para entender o maior sucesso competitivo do veterano.
“Um jogador é mais do que só pontuar. E, em termos de rebote, defesa, operar no poste baixo, tenacidade em quadra… Dwyane é superior a Donovan sem muito debate. Afinal, estamos falando do melhor jogador de armação da história da liga em tocos. O homem, em síntese, foi um defensor incrível”, reconheceu o campeão da NBA em 2016.
Leia mais sobre Donovan Mitchell
- Donovan Mitchell: “Cavaliers tem que esquecer a última temporada”
- Analista acusa Donovan Mitchell por demissão de técnico do Cavaliers
- Donovan Mitchell revela motivação curiosa para jogo de 46 pontos
Mentor
Mas a relação entre Mitchell e Wade não se limita às comparações. Ambos se conhecem e são amigos. O veterano ajudou no início da carreira do ala-armador, em particular, quando estavam próximos no Utah Jazz. Em 2021, durante uma entrevista, a lenda admitiu que via muito de si mesmo no jovem e aprovava os paralelos entre os dois.
“Eu chamo Donovan de versão 2.0 de mim. Pois, se há algum jogador parecido comigo na NBA atual, ele é esse cara. Nós passamos um tempo juntos e, antes de tudo, esse garoto realmente queria ouvir o que tinha a dizer. A gente deu alguns arremessos em quadra e dei todas as dicas que pediu. Com o maior prazer”, contou o craque.
Não dá para saber como o contato da dupla foi impactado pela troca de Mitchell para o Cavaliers. Mas, na época, Wade se dizia bem próximo do astro em ascensão. “Donovan está na curtíssima lista de pessoas que me telefonam e com quem converso por horas. Por isso, temos uma relação de irmãos hoje”, revelou o membro do Hall da Fama.
Contraponto
Colega de podcast de Channing Frye, Richard Jefferson sinaliza ter uma visão um pouco diferente do amigo. Ele concorda que, em termos defensivos, não há comparação entre os dois alas-armadores. Enquanto isso, no lado ofensivo, a falta de arremesso de Wade é um produto do seu próprio estilo de jogo.
“Dwyane é um dos líderes da história da liga entre jogadores de armação em roubos de bola e tocos. Então, no lado defensivo da quadra, o que fazia era fora de série. E, além disso, ele não precisava arremessar no auge por causa de sua velocidade. As pessoas já não lembram mais como ele era rápido”, ressaltou o ala aposentado.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

