Destaque nos últimos playoffs pelo New York Knicks, Isaiah Hartenstein é o novo reforço do Oklahoma City Thunder. De acordo com o insider Shams Charania, do portal The Athletic, o pivô fechou um contrato de três temporadas com o Thunder. Além disso, o jogador alemão vai receber US$87 milhões em salários.
Segundo Charania, atleta e direção da franquia se reuniram logo no início da abertura do mercado, na noite desse domingo (30). Assim, um acordo entre as partes foi alcançado rapidamente. Hartenstein era alvo também do próprio Knicks. No entanto, os novaiorquinos não conseguiram oferecer uma proposta mais lucrativa ao então agente livre irrestrito.
Em 2023/24, o pivô de 26 anos viveu a sua melhor fase em seis temporadas na NBA. Inicialmente reserva, Hartenstein assumiu a condição de titular com a ausência do lesionado Mitchell Robinson. Na fase regular, o alemão disputou 75 jogos, 49 deles no quinteto inicial. Suas médias foram de 7,8 pontos, 8,3 rebotes (3,5 ofensivos) e 2,5 assistências.
Nos playoffs, por outro lado, ele chamou ainda mais a atenção. Afinal, Hartenstein angariou números melhores: 8,5 pontos, 7,8 rebotes (3,8 ofensivos) e 3,5 assistências. Desse modo, além de proteger o aro, ele contribuiu com bons passes para os companheiros.
Em 2023/24, o Thunder foi a grande surpresa da liga. Mesmo com um elenco jovem, o time fez a melhor campanha do sempre concorrido Oeste. Liderada por Shai Gilgeous-Alexander, a equipe atingiu um novo patamar na NBA. Mas, nos playoffs, Oklahoma caiu para o Dallas Mavericks, na semifinal de conferência.
Leia mais sobre Knicks e Thunder!
- Thunder envia cinco escolhas de Draft em troca para o Knicks
- Bulls e Thunder fecham troca por Alex Caruso
- Segundo jornalista, Mikal Bridges pediu troca para o Knicks
Agora, o Thunder é contender. Desse modo, a prioridade da franquia era a de trazer jogadores consolidados. O Thunder era um dos três times de playoffs (os outros são Orlando Magic e Philadelphia 76ers) com mais de US$30 milhões de espaço na folha salarial. Ou seja, em condições de ser audacioso na offseason.
O primeiro reforço chegou há dez dias via troca. A franquia de Oklahoma abriu mão do jovem Josh Giddey, que não evoluiu como esperado, e trouxe Alex Caruso. O ex-jogador do Chicago Bulls adiciona experiência, defesa de elite e bolas de três ao Thunder. Além disso, a equipe acertou a permanência da dupla Isaiah Joe e Aaron Wiggins, peças importantes na rotação do téncico Mark Daigneault.
A maior carência do Thunder era na posição 5. Afinal, a equipe não tinha um pivô “pesado” no elenco. Ou seja, com força física suficiente para fazer o trabalho “sujo” no garrafão. Em 2023/24, o time de Oklahoma foi o quarto pior em rebotes (42 por jogo). Além disso, foi o segundo que mais cedeu rebotes ofensivos aos adversários (11,8 por partida). Isso fez diferença nos playoffs, por exemplo.
Agora, o alemão vai jogar vários minutos ao lado de Chet Holmgren, que tem a capacidade de espaçar a quadra. Dessa forma, Isaiah Hartenstein deverá ter no Thunder o mesmo papel da época de Knicks, que é a de proteger o aro com eficiência e garantir rebotes.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA