O Oklahoma City Thunder conseguiu uma segunda escolha na primeira rodada do draft depois de uma troca com o New York Knicks. No entanto, para isso, precisou abrir mão de uma lista de ativos. Segundo Shams Charania, do site The Athletic, o time entregou cinco seleções de segunda rodada para adquirir a 26a escolha geral. Logo em seguida, selecionou o ala Dillon Jones.
O detalhamento das escolhas adquiridas pelo Knicks, a princípio, dá trabalho. Os nova-iorquinos, em primeiro lugar, recebem a melhor das seleções entre o Boston Celtics e Memphis Grizzlies em 2025. Pegam, além disso, as escolhas do Golden State Warriors (2026) e do Minnesota Timberwolves (2027). Por fim, adquirem as melhores seleções entre o Houston Rockets, Miami Heat, Indiana Pacers e o próprio Thunder em 2027.
Jones, de 22 anos, atraiu a atenção do Thunder por causa de sua brilhante carreira na Universidade de Weber State. O jogador é o maior ladrão de bolas, por exemplo, da história da instituição. Ele se destacou na última temporada por ser o único atleta a liderar a sua conferência em pontos, rebotes e assistências. Com isso, chegou a ser finalista ao prêmio de melhor ala do ano na NCAA.
Anteriormente, a equipe de Oklahoma City selecionou o armador Nikola Topic na 12a posição geral. O gerente-geral Sam Presti falou sobre o atleta europeu, mas não pôde comentar sobre Jones por causa de regras da liga. A negociação com o Knicks ainda estava em análise pela NBA durante a entrevista coletiva.
Leia mais sobre o Draft da NBA
- Spurs surpreende e troca armador do draft para o Timberwolves
- Mirando Kevin Durant, Rockets troca escolhas de draft com o Nets
- Draft 2024 – Conheça os novos jogadores da NBA
Filosofia
Ao longo da carreira, Presti ganhou a fama de ser um dos melhores recrutadores da liga. Montou vários bons times diferentes no Thunder, sobretudo, com escolhas de draft bem acertadas. Mas qual é o seu segredo para acertar tanto em um panorama de incerteza? Ele credita o seu sucesso com essa nova base em Oklahoma City, em síntese, a uma filosofia muito bem definida.
“Nós buscamos jogadores que pensam o jogo no ataque, em síntese. Que sejam altos e, ao mesmo tempo, apresentem alta capacidade de visão de quadra e passe. Procuramos atletas que possam conduzir a bola e tomar decisões rápidas, mas também possam ser usados em várias formações. Esse é o nosso foco constante, pois são virtudes que valorizamos”, detalhou o experiente executivo.
Essa filosofia transparece, como resultado, como Presti entende o jogo de basquete. É um esporte que exige posicionamentos rápidos e constantes, assim como a bola gira pela quadra. “Eu acho que, no fim das contas, você nunca tem pessoas demais em quadra que sejam capazes de tomarem decisões. E, quando se combina isso com estatura, aumentam as chances de termos bons resultados”, resumiu.
Confiança
Renunciar a cinco escolhas de draft em uma troca com o Knicks é um sinal de confiança de Presti e do Thunder em Jones. Mas, provavelmente, não foi o maior voto de confiança do time da noite. Afinal, com Topic, a franquia usou uma seleção de loteria em um atleta com ligamentos do joelho rompidos. O GM confirmou que o armador não deve atuar na próxima temporada, mas representava uma oportunidade que não podiam ignorar.
“Geralmente, a gente escolhe quem achamos que são os melhores talentos disponíveis. E ter alguém tão jovem quanto Nikola com todas as qualidades que buscamos, antes de tudo, é intrigante. É evidente que temos uma longa jornada com o seu desenvolvimento. Mas muito do que entrega em quadra é consistente com o que procuramos em atletas. Colocamos muita fé em sua condição técnica a longo prazo”, explicou o dirigente.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA