O Brasil encerrou, de forma melancólica, sua participação na Copa América. Já eliminado da competição, e sem poder contar com o ala Bruno Caboclo, desligado da equipe por indisciplina, a seleção brasileira perdeu para Porto Rico por 89 a 80, em Medellín, na Colômbia. Com o revés, o Brasil corre o sério risco de ficar fora dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez na história.
A seleção deixa a Copa América na terceira posição do Grupo A, com apenas um triunfo em três partidas e um saldo negativo de 30 pontos. O Brasil depende dos resultados dos outros dois grupos do torneio para saber se terá uma vaga no Pan de 2019, que será disputado em Lima, no Peru. As sete seleções melhores colocadas na Copa América garantem um lugar nos Jogos Pan-Americanos. Por isso, o Brasil precisa de um milagre para assegurar a vaga.
Contra Porto Rico, a seleção treinada por César Guidetti novamente deixou a desejar nos quesitos rebotes, cobertura defensiva e aproveitamento nos arremessos do perímetro. Mesmo com um time mais alto, o Brasil foi superado nos rebotes (46 a 34 para Porto Rico). Nas bolas de três pontos, o desempenho foi sofrível: sete acertos em 22 tentativas e um aproveitamento de 31.8%.
O armador Angel Rodríguez, ex-jogador da Universidade de Miami, deitou e rolou na defesa brasileira. O baixinho foi o cestinha do jogo, com 23 pontos.
Pelo lado do Brasil, o ala Léo Meindl voltou a ter uma boa atuação, com 17 pontos e seis rebotes. O detalhe é que o jogador de Franca foi o principal pontuador da seleção nos três jogos disputados em Medellín.
Brasil
Léo Meindl: 17 pontos e seis rebotes; 28 minutos
Georginho: 13 pontos, três rebotes e três assistências; 25 minutos
Renan: 13 pontos e três assistências; 20 minutos
Porto Rico
Angel Rodríguez: 23 pontos, quatro rebotes, três assistências e cinco roubadas de bola
Mike Rosario: 15 pontos
Tyler Davis: 13 pontos e cinco rebotes
Emmanuel Andújar: 11 pontos e sete rebotes
O que disse o técnico da seleção brasileira ao final da partida
“Estou muito chateado pela derrota e pela não classificação à fase final desta Copa América, como era o nosso objetivo, e assumo a responsabilidade. Além disso, quero cumprimentar os jogadores pelo empenho.” (César Guidetti)
Outros jogos do domingo
México 82 x 70 Colômbia (México campeão do Grupo A e classificado para as semifinais)
Argentina 67 x 64 Venezuela
Ilhas Virgens 83 x 71 Canadá