Cresce a possibilidade da dissolução da NBPA; David Stern manda recado aos jogadores

Chegamos ao 135º dia de locaute na NBA e o clima de apreensão permanece no ar. A Associação de Jogadores (NBPA) vem passando por maus bocados nos últimos dias. A ameaça de que a entidade seja dissolvida cresceu desde o envio da última proposta dos cartolas aos atletas, na quinta-feira passada. O comissário da NBA, […]

Fonte:

Chegamos ao 135º dia de locaute na NBA e o clima de apreensão permanece no ar. A Associação de Jogadores (NBPA) vem passando por maus bocados nos últimos dias. A ameaça de que a entidade seja dissolvida cresceu desde o envio da última proposta dos cartolas aos atletas, na quinta-feira passada.

O comissário da NBA, David Stern, deu um novo ultimato aos jogadores. O prazo-limite para que eles aceitem a última oferta é a tarde da próxima terça-feira, dia 15. Caso eles rejeitem a oferta, os proprietários das equipes vão endurecer ainda mais e fazer propostas cada vez piores.

Diversas fontes ligadas à NBPA já estão garantindo que os jogadores deverão rejeitar a última oferta da Liga.  Eles também podem fazer uma contraproposta e considerar que Stern blefou novamente ao estabelecer um prazo-limite para o acordo. Seria uma atitude arriscada, sem dúvidas. 

Publicidade

Ou eles podem ser mais radicais e se unirem para dissolver a NBPA. Aí é que mora o perigo. Segundo o jornalista  Alex Kennedy, do site Hoopsworld, o número de jogadores insatisfeitos com a entidade e que estão interessados ​​em dissolvê-la aumentou nas últimas 48 horas. O líder do movimento é o ala Paul Pierce, do Boston Celtics. Ontem, alguns representantes dos jogadores das 30 equipes da Liga fizeram uma teleconferência para discutir o assunto. O resultado dessa teleconferência vai ser levado à reunião de segunda-feira entre os atletas e a direção da NBPA.

Imbróglio pode parar nos tribunais

O próximo passo daqueles que defendem a dissolução da NBPA (alguns agentes e representantes de jogadores) é recolher assinaturas para uma petição. Nas últimas semanas, os atletas receberam o formulário por correio e, desde então, têm sido incentivados a enviá-lo assinado de volta ao seu respectivo agente.

Publicidade

São necessárias cerca de 130 assinaturas para que eles entrem com a documentação junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas, o que forçaria uma votação para dissolver a NBPA dentro de 45 dias. Os jogadores esperam que a ameaça de dissolução da NBPA faça com que os proprietários das equipes mudem a última proposta durante o período de 45 dias de espera.

Mas será que os cartolas realmente desejam participar de uma batalha nos tribunais sobre essas questões do novo Acordo de Negociação Coletiva (CBA)? É uma jogada de risco para os jogadores e que pode deixar os fãs sem as próximas duas temporadas da NBA.

Publicidade

David Stern manda recado aos jogadores e aos agentes

Nessa sexta-feira, Davis Stern participou de um programa da ESPN americana e respondeu algumas questões a respeito do locaute. Ele ainda fez uma ameaça aos jogadores e aos agentes que defendem a ideia de dissolver a NBPA.

Publicidade

“Se a Associação for dissolvida, todos os jogadores perderão os 4 bilhões de dólares que estão garantidos nos contratos vigentes. Então, se os agentes insistirem em brincar com fogo, meu palpite é de que eles sairão queimados dessa. Me recuso a aceitar a hipótese de que a temporada seja cancelada. Vai ser muito doloroso para os atletas e para os donos das equipes. Agora, está tudo nas mãos dos jogadores. Espero que eles aceitem a nossa última oferta”.

Uma luz no fim do túnel

Ainda há uma luz no fim do túnel nesse impasse entre cartolas e jogadores. Segundo o jornalista Shaun Powell, da ESPN de Nova York, se a NBPA colocar a proposta em votação para os 430 jogadores da Liga, são grandes as chances de que a maioria a aceite. Essa maioria está receosa em perder uma ou até duas temporadas por causa desse imbróglio em que se transformou o locaute e que pode parar nos tribunais. Eles estão certos de que essa é a melhor proposta que os cartolas poderiam oferecer.

Publicidade

Se 51% dos atletas votantes optarem por aceitar a oferta, o novo CBA pode ser sacramentado pela Liga já na quarta-feira, dia 16. Nesse caso, no dia 15 de dezembro, teremos a abertura da temporada 2011/2012 da NBA. É nisso que os fãs do esporte estão confiando que aconteça. 

Últimas Notícias

Comentários