Durante nove temporadas na NBA, o San Antonio Spurs mandou seus jogos no ginásio Alamodome e, na noite de sexta-feira, o time obteve o recorde de torcedores. Nada menos que 68 mil fãs prestigiaram a equipe do Arizona. O Spurs, que manda suas partidas no SBC Center desde 2002/03, realizou o embate em sua antiga casa para comemorar 50 anos da franquia. O resultado, no entanto, passou longe do que se esperava.
Sem um time competitivo na atual campanha, o Spurs é apenas o 14° no Oeste, com 13 vitórias e 30 derrotas. Mas é algo que pode mudar em um futuro próximo, especialmente por conta do Draft deste ano. Enquanto todas as esperanças seguem no futuro, San Antonio aproveitou a noite para mostrar ao público onde venceu o seu primeiro título na liga.
Vale ressaltar que o Spurs foi campeão na temporada 1998/99 com um time fantástico, que tinha Tim Duncan, David Robinson e Sean Elliott. Duncan, por exemplo, veio como primeira escolha no recrutamento de 1997. Ou seja, o astro ganhou o primeiro anel logo na segunda temporada na liga.
E aquela campanha começou com atraso, por conta de uma greve de jogadores, o locaute. Como resultado, os primeiros jogos aconteceram apenas em fevereiro de 1999. Normalmente, a NBA inicia em meados de outubro e vai até abril. Então, aquele ano teve apenas 50 partidas (82 em uma temporada sem problemas).
Leia mais
- Pacers, Spurs e Jazz ainda precisam de trocas por Wembanyama
- Sincero, Steve Kerr avalia temporada do Warriors: “Medíocre”
- Previsão 2022/23 – San Antonio Spurs
Na decisão, o Spurs superou o New York Knicks de Patrick Ewing. Embora a final tivesse dois dos melhores pivôs de todos os tempos (Robinson e Ewing), quem brilhou mesmo foi Duncan. E o jovem terminou como o MVP após registrar médias de 26.5 pontos, 15.3 rebotes, além de 2.5 bloqueios.
Nos anos seguintes, San Antonio seguiu forte, mas só voltou a ser campeão em 2002/03, justamente no ano em que estreou no SBC Center. Muitos torcedores que estiveram no recorde da NBA na sexta-feira relembraram a passagem vitoriosa pelo ginásio Alamodome.
“Era incrível a atmosfera que tínhamos aqui, com Duncan, Robinson, Elliott, mas os anos se passaram e o time fez o que precisava fazer”, disse Anthony Matthews, torcedor do Spurs desde 1990. “Vi o nosso primeiro título aqui, então foi incrível. Mas a franquia tinha de usar uma arena mais moderna”.
RECORDE
Na noite de sexta-feira, o Spurs colocou 68 mil torcedores no ginásio Alamodome, quebrando o antigo recorde da NBA. Antes, pertencia ao Atlanta Hawks, em 1998. Até então, a maior marca na história da liga era de 62.046 pessoas, no Georgia Dome. Naquele ano, a partida tinha Michael Jordan como grande atração da noite. Na sexta-feira, assim como Jordan, o astro da noite era um adversário, Stephen Curry.
Clique abaixo e veja as imagens do Alamodome, o ginásio do novo recorde de torcedores na NBA.