Cartolas e jogadores retomam negociações para encerrar locaute

As negociações entre cartolas e jogadores da NBA para encerrar o locaute, que completou hoje 147 dias, estão sendo retomadas sem alarde. Segundo o jornal The New York Times, as duas partes envolvidas no imbróglio estão tentando chegar a um acordo a tempo de realizar uma temporada de 66 jogos, que teria início no Natal. A publicação nova-iorquina informou que as conversas […]

Fonte:

As negociações entre cartolas e jogadores da NBA para encerrar o locaute, que completou hoje 147 dias, estão sendo retomadas sem alarde. Segundo o jornal The New York Times, as duas partes envolvidas no imbróglio estão tentando chegar a um acordo a tempo de realizar uma temporada de 66 jogos, que teria início no Natal.

A publicação nova-iorquina informou que as conversas foram retomadas para valer nessa terça-feira e devem continuar até sexta-feira. Caso uma resolução seja alcançada neste fim de semana, a Liga teria quatro semanas para preparar a temporada.

As conversas entre os representantes dos donos das equipes e os jogadores estão centradas agora na resolução de seus respectivos processos:  os atletas dissolveram a Associação de Jogadores (NBPA) e ajuizaram uma ação antitruste contra a Liga, e a NBA entrou com uma ação preventiva em Nova York tentando provar que o locaute foi legal. Tecnicamente, eles não podem fechar um novo Acordo de Negociação Coletiva (CBA). Para isso, a NBPA terá de ser reconstituída.

Publicidade

Antes de pensar em qualquer acordo, os cartolas e os jogadores devem resolver a questão que acabou com as conversas há duas semanas: como restringir as equipes que mais gastam e simultaneamente garantir um mercado de agentes livres mais robusto? 

Segundo o repórter Marc Stein, da ESPN americana, o comissário da NBA, David Stern, está tentando convencer os donos das equipes a liberarem a Mid-Level Exception (Exceção de Nível Médio que permite a uma equipe assinar com jogadores pelo salário médio da NBA) com o valor máximo para todos os 30 times da Liga.

Publicidade

A fração de BRI (Fontes de Receitas Relacionadas ao Basquete) será mesmo de 50-50 e nenhum dos lados tem tentado colocar novas questões sobre a mesa de negociações. Isso dá a esperança de que as partes possam finalizar um acordo rapidamente e salvar a temporada. Claro que, por conta do histórico desse locaute, os fãs da NBA não devem ficar tão otimistas.

Últimas Notícias

Comentários