O calouro do Portland Trail Blazers, Donovan Clingan, teve grande apresentação, na última quarta-feira (13), e igualou marcas de Shaquille O’Neal e Victor Wembanyama. O jovem pivô foi a principal escolha da franquia no Draft de 2024 e não decepcionou em sua primeira oportunidade com mais de 30 minutos na quadra.
Na segunda partida consecutiva contra o Minnesota Timberwolves, o pivô de Portland anotou 17 pontos, 12 rebotes e oito tocos. Além disso, ele acertou seis dos dez arremessos de quadra e todos os cinco lances livres. O novato já havia sido titular no jogo anterior, mas atuou por apenas 16 minutos, lidando com problemas de falta no começo da partida e os bons minutos de Robert Williams.
Então, com os números alcançados na partida, ele se tornou o quarto jogador da história da NBA a fazê-lo com 20 anos ou menos. Afinal, nessa idade, somente Victor Wembanyama, Shaquille O’Neal e Kevin Garnett, registraram pelo menos 17 pontos, 12 rebotes e oito tocos em uma partida, além do calouro do Blazers.
Do mesmo modo, neste século, somente o francês do Spurs reuniu esses números em um jogo que também acertou 60% dos seus arremessos de quadra. Portanto, uma rara apresentação para a sétima escolha do Draft.
Aliás, Portland não tinha um calouro com uma partida de sete ou mais tocos desde 1998, com Kelvin Cato. Enquanto o camisa 23 registrou oito tocos nesta partida, nenhum outro jogador da classe do Draft de 2024 teve mais do que cinco bloqueios em um único jogo.
Leia mais!
- Jogador do Blazers estreia bem na temporada da NBA
- Em vitória do Spurs, Victor Wembanyama bate recordes na NBA
- Boletim do DM – Notícias de lesões da NBA (12/11/2024)
Há ainda uma outra marca do seu incrível desempenho: ele se tornou o oitavo calouro da história da NBA a registrar esses números em um jogo. Os outros são: Ralph Sampson, Hakeem Olajuwon, David Robinson, Shaquille O’Neal, Alonzo Mourning, Tim Duncan e Victor Wembanyama.
O jogador chegou com grande moral na equipe. Isso porque foi campeão universitário com UConn. Mas no Blazers, ele encontrou concorrência. Afinal, a equipe já tem Deandre Ayton, Robert Williams III e Duop Reath para a posição.
Como resultado, em 13 partidas disputadas, ele soma 15.8 minutos por noite. Então, obtém médias de 5.7 pontos, 5.5 rebotes e 2.1 tocos. Além disso, acerta quase 54% de seus arremessos. Mas os últimos dois jogos foram os únicos em que começou como titular. Enquanto isso, Ayton iniciou a maioria das em 2024/25.
Ao falar sobre seu incrível desempenho na última quarta, Clingan deixou claro que tem uma mentalidade defensiva para sua carreira.
“Eu amo isso. Amo impactar o jogo na defesa. É assim que eu sou melhor. O que eu queria, acima de tudo, era trazer energia para o time. Foram alguns grandes tocos. Fico feliz que isso ajudou de alguma forma. Então, espero ser esse ponto de virada para o time sempre”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA