Notícias Rumores Opinião Classificação Onde Assistir
Conferência Leste
Atlanta Hawks Boston Celtics Brooklyn Nets Charlotte Hornets Chicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons Indiana Pacers Miami Heat Milwaukee Bucks New York Knicks Orlando Magic Philadelphia 76ers Toronto Raptors Washington Wizards
Conferência Oeste
Dallas Mavericks Denver Nuggets Golden State Warriors Houston Rockets LA Clippers LA Lakers Memphis Grizzlies Minnesota T-Wolves New Orleans Pelicans OKC Thunder Phoenix Suns Portland Trail Blazers Sacramento Kings San Antonio Spurs Utah Jazz

Brasil perto das Olimpíadas. Mas é pouco…

Parece oportunista, eu sei. Mas nesse caso, é para ser mesmo. Afinal, o Jumper Brasil não fez qualquer cobertura sobre o Pré-Olímpico até aqui. Alguns cobraram, outros reclamaram, mas nossa posição foi sempre a mesma: não é NBA. Tudo bem. É basquete, mas o Jumper Brasil se consolidou nos últimos anos ao cobrir a liga […]

Parece oportunista, eu sei. Mas nesse caso, é para ser mesmo. Afinal, o Jumper Brasil não fez qualquer cobertura sobre o Pré-Olímpico até aqui. Alguns cobraram, outros reclamaram, mas nossa posição foi sempre a mesma: não é NBA.

Tudo bem. É basquete, mas o Jumper Brasil se consolidou nos últimos anos ao cobrir a liga dos Estados Unidos. No passado, quando tínhamos um grupo grande de colaboradores, era possível trazer todas as informações sobre qualquer tipo de competição, mas a realidade agora é outra. Para piorar, tem a chata da greve…

Continua após a publicidade

Após o mea culpa, é necessário dizer que poucos estão felizes com a participação do Brasil no torneio como nós. Sim. Defendemos, torcemos (e criticamos) muito por uma participação brasileira nas Olimpíadas, especialmente para trazer de volta o torcedor para o nosso esporte, que foi sumindo nos últimos 16 anos.

Mas também é fácil entender os motivos desse afastamento. Abaixo, cito dez deles:

1- A seleção não disputa uma edição desde 1996, em Atlanta.
2- Não há transmissão de basquete na TV aberta. A TV Globo mostra apenas as finais do NBB, enquanto o Esporte Interativo trouxe a NBA por alguns anos.
3- O Brasil é carente de um ídolo no esporte. Desde Oscar Schmidt, não temos “o cara”.
4- A CBB é uma verdadeira bagunça.
5- O NBB ainda não engrenou.
6- Temos poucos jogadores na NBA (Nenê, Leandrinho, Anderson Varejão, e Tiago Splitter).
7- O vôlei cresceu assustadoramente desde 1992, quando o Brasil foi campeão em Barcelona, tomando o segundo lugar entre os esportes favoritos do brasileiro.
8- Os torneios femininos estão cada vez mais esvaziados.
9- Falta incentivo privado, pois público até tem, mas a empresa que patrocina o basquete paga infinitamente menos (R$ 3 milhões) do que paga ao clube Vasco da Gama (R$ 14 milhões).
10- Não existem grandes competições nas escolas ou nas universidades. Quando acontecem, pouco são divulgadas.

Continua após a publicidade

Aí também tem aquele sujeito que se diz patriota, e chama os outros três brasileiros que estão na NBA, e não foram ao Pré-Olímpico, de desertores.

Como assim desertores? Alguém já ouviu falar que Leandrinho e Varejão estão machucados?

Ah, mas tem o Nenê. Afinal, qual o problema dele com a seleção?

Seria melhor enumerar, mas como já o fiz sobre outro assunto, não teria motivos para repetir aqui o que falei em um vídeo recente.

Continua após a publicidade

Mas vou escrever mesmo assim…

Primeiro, Nenê é agente livre na NBA. Ou seja, não tem contrato com equipe alguma. E se ele se machuca, como aconteceu em 2007? Quem paga o pato? A CBB? Duvido! Ele não quer se arriscar, ora. Você arriscaria perder US$ 10 milhões por conta de uma lesão? Isso sem levar em conta o fato de que Nenê é um jogador que se machuca com alguma facilidade. Entretanto, tem o famoso seguro, que jogadores da NBA chegam a pagar do próprio bolso. E quer mesmo questionar isso?

Continua após a publicidade

Aí existe um problema entre ele e a CBB. Os mesmos motivos alegados por ele lá atrás ainda persistem. Então não tem como tirar sua razão.

É muito simplista pensar que ele é um jogador que não dá a mínima para a seleção. Existem motivos para ele não estar lá, e ao meu ver, está correto ao seguir de fora.

Se você é tão patriota, o que fez na última quarta-feira? Cantou o hino nacional (aliás, você sabe fazer isso?)? Foi em algum evento do 7 de setembro? Ao menos soltou foguetes? Ou simplesmente foi para uma balada na terça-feira, e se deu conta que era feriado quando percebeu que não tinha aula ou trabalho ao acordar às 2 da tarde? Está mais para a última opção, não é mesmo?

Continua após a publicidade

O brasileiro é patriota em dia de jogos da Copa do Mundo de futebol, quando vai votar para presidente, e quando reclama da falta de patriotismo de outro brasileiro. Irônico, não?

No mais, torço muito pela seleção. Quero ver o Brasil nas Olimpíadas novamente, mas apenas ir para ser um figurante não resolve. Tem que mudar o pensamento. A solução está na base. Dar suporte para que crianças e jovens tenham interesse pelo basquete. Com mais escolas, clínicas, estudos, e apoio de empresas privadas, esse esporte tem tudo para voltar a crescer. Com ídolos, a coisa facilita em grande proporção. Hoje, estamos carentes dessa referência.

Continua após a publicidade

Claro que se vencer a República Dominicana neste sábado, muitos problemas serão maquiados. Porém, precisamos ver que eles estão longe de serem solucionados. Uma classificação pode e deve ser aplaudida, só que sem se esquecer do futuro distante.

comentários