A NBA acreditava que uma das “novelas” mais arrastadas da temporada havia acabado, mas não é bem assim. O Philadelphia 76ers enfrentará novos problemas por causa da conturbada saída de um astro do time. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, Ben Simmons deu entrada em processo junto à liga para reaver o valor das multas cobradas pelo Sixers durante sua ausência na campanha.
A queixa formalizada pelo armador exige, em síntese, que a franquia “libere” cerca de US$20 milhões retidos ao longo dos últimos meses. O valor corresponde ao salário do atleta, que acabou “confiscado” porque não ficou à disposição da equipe. Ele pediu para ser trocado na offseason passada e não teve o pedido atendido, então não disputou nenhum jogo até que um negócio fosse fechado.
A grande questão entre as partes é a razão dessa ausência. O Sixers defende cobrar as multas porque não se reapresentar e, em seguida, não jogar foi escolha de Simmons. Por outro lado, o astro quer receber o salário alegando que seu desfalque deveu-se a problemas psicológicos que enfrentava na época. Ele acredita que deve ser pago como um jogador lesionado, por exemplo, recebe sem atuar.
Wojnarowski apurou que representantes do armador Sixers já estão conversando com o Sixers sobre o assunto há meses, mas um acordo não aconteceu. Com isso, o atleta e o empresário Rich Paul resolveram levar a questão às instâncias máximas. A decisão da NBA deverá abrir um precedente histórico, aliás, sobre afastamentos relacionados à saúde mental na liga.
Problema psicológico?
As diferenças de visão sobre o episódio ocorrem, antes de tudo, pelo comportamento do jogador. O Sixers cobrou as multas reclamadas em processo porque Simmons não deu, primeiramente, acesso ideal para médicos da franquia avaliarem as suas condições. Na verdade, a franquia ofereceu-lhe ajuda especializada assim que foi informada desse problema e o auxílio foi negado.
O astro optou por consultar-se apenas com médicos particulares, pois temia intimidação e descrédito por parte de profissionais da equipe. O nível de acesso do time ao atleta, aliás, foi um problema nunca resolvido. Depois de ser negociado com o Brooklyn Nets, Simmons colocou-se quase imediatamente à disposição para treinar. No entanto, as atividades não avançaram por uma lesão nas costas que vem limitando-o.
Leia mais
Nets ainda espera contar com Ben Simmons nesta temporada
Joel Embiid: “Ainda não entendi o que aconteceu com Simmons”
Para JJ Redick, Ben Simmons arremessa com a mão errada
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like, mas não se esqueça de ativar as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET