As dez maiores duplas da NBA

Listamos atletas que formaram os melhores conjuntos da liga

maiores duplas nba Fonte: Erza Shaw/AFP

As maiores duplas da história da NBA foram construídas, na maioria dos casos, com dois jogadores que se complementavam em quadra. Contudo, colocar dois grandes jogadores no mesmo time nem sempre foi uma ideia de sucesso, como vimos em episódios recentes como o Houston Rockets de James Harden e Russell Westbrook. Por outro lado, a maioria os melhores duetos da liga ficaram marcados por ergueram o troféu Larry O’Brien. Atualmente, podemos ver presenciar os feitos de Stephen Curry e Klay Thompson que, de uma forma única, escreveram seu nome dentre as maiores parcerias do basquete: os Splash Brothers.

Confira as dez maiores duplas da NBA:

Publicidade

1. Michael Jordan e Scottie Pippen – Chicago Bulls

Vincent Laforet/AFP

Liderado pelo jogador mais dominante de todos os tempos, o Chicago Bulls ganhou seis campeonatos durante a década de 1990. Porém, Michael Jordan não atingiu esses feitos sem Scottie Pippen. A dupla dinâmica de Illinois era o complemento perfeito um para o outro e causaram estragos na NBA de 1987 a 1998.

Durante sua trajetória juntos, Jordan e Pippen cresciam ainda mais em jogos grandes. Em playoffs, Jordan teve médias de 31.5 pontos, 6.4 rebotes e 5.6 assistências, enquanto Pippen fez 17.1 pontos, 6.4 rebotes e 5.3 assistências. Eles tiveram a melhor porcentagem de vitórias da NBA durante esse período e levaram os Bulls a um recorde de 72 vitórias em 1996. Assim, se tornaram a melhor dupla da história da liga.

Publicidade

2. Kobe Bryant e Shaquille O’neal – Los Angeles Lakers

Lucy Nicholson/AFP

Para muitos, a melhor combinação entre um armador e um pivô na história da NBA. Shaquille O’Neal e Kobe Bryant foram absolutos por oito temporadas pelo Los Angeles Lakers. Eles ganharam três títulos e poderiam ter conquistado muito mais se os egos não tivessem atrapalhado na ocasião.

Durante seu auge físico, O’Neal liderou a NBA em vitórias, enquanto Bryant foi o sétimo no mesmo período. Shaq teve uma média de 27 pontos e 11.8 rebotes por jogo, enquanto o Kobe marcou 21.8 pontos, cinco rebotes e 4.3 assistências. Eles foram ainda mais dominantes durante as temporadas campeãs. Nestas respectivas pós-temporadas, o pivô obteve médias de 29.9 pontos e 14.5 rebotes. Já o ala-armador somou 25.3 pontos por jogo.

Publicidade

3. Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar – Los Angeles Lakers

maiores duplas nba

Andrew D. Bernstein/AFP

Dez temporadas, cinco campeonatos, três MVPs e 19 aparições no All-Star Game, foi o que Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar fizeram no Lakers. Johnson arquitetava o show e Abdul-Jabbar atuava como pivô dominante dentro do garrafão. Juntos, somam 506 vitórias e 179 derrotas em temporadas regulares e 110 triunfos e 47 reveses em playoffs.

Johnson terminou a carreira de 13 anos com médias de 19.5 pontos, 11.2 assistências e 7.2 rebotes, enquanto Kareem, que atuou por 20 anos, registrou 24.6 pontos e 11.2 rebotes por jogo. Eles foram responsáveis por evitar que Larry Bird e Kevin McHale ganhassem mais títulos nos anos 80.

Publicidade

4. Karl Malone e John Stockton – Utah Jazz

maiores duplas nba

Sam Forencich/AFP

Karl Malone e John Stockton passaram 18 temporadas juntos, somando números históricos para o Utah Jazz ao longo do caminho. Assim, a dupla somou 900 vitórias e 506 derrotas em temporadas regulares e venceram 85 jogos de playoffs. Ao longo da parceria fulminante, principalmente com jogadas de pick-and-roll, Malone teve uma média de 25 pontos e 10.1 rebotes por jogo, enquanto Stockton alcançou 13.1 pontos e 10.5 assistências. Apenas o Chicago Bulls de Jordan e Pippen foi capaz de impedir que o Jazz fosse campeão.

5. Bill Russell e Bob Cousy – Boston Celtics

Donos da primeira grande dinastia da NBA, venceram seis títulos, sendo cinco consecutivos em sete anos lado a lado. Cousy foi MVP no primeiro ano, indicado 13 vezes para o All-Star Game e liderou a liga em assistências por oito temporadas seguidas, enquanto Russell foi MVP cinco vezes e 12 vezes o Jogo das Estrelas. Eles revolucionaram alguns aspectos do jogo juntos. Cousy criou a arte de desacelerar um ataque e executar jogadas em “câmera lenta”. Já Russell mudou a concepção de defesa em equilíbrio com um grande volume ofensivo.

Publicidade

6. Wilt Chamberlain e Jerry West – Los Angeles Lakers

Se juntaram no fim dos anos 60 e formaram um dos primeiros ‘Supertimes’ da NBA. Em cinco anos, chegaram a quatro finais. Foram campeões uma vez, mas conseguiram a histórica sequência de 33 vitórias consecutivas entre 1971 e 1972. Jerry West e Wilt Chamberlain eram quase imparáveis ​em quadra. Junto com Elgin Baylor, eles formaram um trio histórico no Lakers que continua sendo um dos melhores da história. Enquanto juntos, somaram 214 triunfos e 74 derrotas em temporadas regulares, além de 43 vitórias e 25 reveses em pós-temporada. No entanto, ganharam “apenas” um título.

7. Steph Curry e Klay Thompson – Golden State Warriors

Embora lesões tenham mantido essas duas estrelas separadas nos últimos anos, elas estão, legitimamente, entre as melhores duplas da história da liga. Stephen Curry e Klay Thompson já garantiram, juntos, três títulos ao Golden State Warriors e cinco aparições totais em finais.

Publicidade

Para muitos, o camisa 30 revolucionou a forma de jogar basquete com seu arsenal em bolas de três. Não atoa, se tornou o maior pontuador do quesito na história da NBA. Porém, ele não foi o único responsável por essa mudança. Thompson também é um dos melhores arremessadores do jogo. Não atoa, a dupla foi intitulada como Splash Brothers. Mesmo havendo outras boas combinações nos dias atuais, Curry e Thompson formam a maior dupla em atividade do basquete mundial.

8. Larry Bird e Kevin McHale – Boston Celtics

Difícil omitir Robert Parish desta ocasião, mas Larry Bird e Kevin McHale foram os principais responsáveis pela dinastia do Boston Celtics da década de 1980. Juntos, disputaram 12 temporadas, com cinco aparições em finais e conquistaram três títulos.

Publicidade

Eleito sete vezes All-Star, McHale liderou a liga em porcentagem de arremessos por duas temporadas consecutivas e teve seu melhor ano em 1987, quando somou 26 pontos e 9.9 rebotes por jogo. Por outro lado, Bird disputou o Jogo das Estrelas 11 vezes. Exímio arremessador, obteve média de 49.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra ao longo dos seus 13 anos de NBA.

9. Tim Duncan e Tony Parker – San Antonio Spurs

Com três títulos e três MVPs de finais entre eles, Tim Duncan e Tony Parker continuaram a trajetória que começou a ser construída entre o ala-pivô e David Robinson. Eles ganharam quatro títulos juntos, além de conquistar 733 vitórias em temporadas regulares, sendo 269 derrotas. Em todas as temporadas que jogaram juntos, chegaram aos playoffs, somando 131 triunfos e 81 nos reveses. Duncan liderou o caminho para a conquista do título dos Spurs em 2005, quando derrotou o Detroit Pistons em sete jogos, enquanto Parker assumiu essas funções em 2007, quando sagrou-se MVP das finais.

Publicidade

10. Julius Erving e Moses Malone, Philadelphia 76ers

O último título da NBA conquistado pelo Philadelphia 76ers foi em 1983. Os fãs do Sixers podem agradecer a Julius Erving e Moses Moses pela terceira conquista da franquia. Isso aconteceu no primeiro ano que jogaram juntos, quando lideram a campanha vencedora. Ademais, a dupla disputou mais três temporadas lado a lado. Ao todos, somaram 50 pontos de média juntos em quatro anos. Os Sixers chegaram à final da Conferência Leste duas temporadas depois, com os dois novamente sendo os líderes do time.

Leia mais!

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários