Com a NBA vivendo o período de lockout desde a última sexta-feira, e a próxima temporada ameaçada de não acontecer, alguns jogadores da Liga estão dispostos a atuar em outros países, principalmente no continente europeu.
Em entrevista ao site TalkBasket.net, o ala Andrei Kirilenko (foto), cujo contrato com o Utah Jazz expirou na última semana, revelou que pretende jogar na Liga Espanhola de Basquete (ACB), considerada a mais forte da Europa.
Quando perguntado se a NBA ainda é sua prioridade, o jogador russo respondeu o seguinte: “estou em uma situação melhor que os jogadores que têm contratos válidos com as equipes da NBA. Se o lockout terminar, eles terão que voltar para suas equipes. Como agente livre, posso jogar toda a próxima temporada na Europa, ou até mais do que uma temporada. Minha ideia é atuar em um time de ponta da ACB”.
Selecionado pelo Jazz no draft de 1999, Kirilenko entrou na NBA apenas em 2001. De lá para cá, ele só vestiu o uniforme do time de Salt Lake City. Em 2004, o ala russo chegou a ser escolhido para o jogo das estrelas (All-Star Game). Na última temporada, ele teve médias de 11.7 pontos, 5.1 rebotes e 3.0 assistências, em 64 partidas disputadas.