Analista da NBA se arrepende de voto em Rudy Gobert para Defensor do Ano

Analista criticou atuação do pivô nas finais do Oeste

NBA Rudy Gobert defensor Fonte: Reprodução / X

Rudy Gobert foi eleito o Defensor do Ano pela quarta vez na carreira na NBA. No entanto, a série contra o Dallas Mavericks e a derrota parcial por 3 a 0, despertou o arrependimento em pelo menos um de seus eleitores. O francês novamente está no epicentro de algumas críticas em meio a derrota parcial nas finais da Conferência Oeste.

Kendrick Perkins, ex-jogador e atualmente analista no canal ESPN, deixou claro que se arrepende de ter votado no Francês para o prêmio. E esbravejou contra ele durante o programa First Take.

“Vou dizer uma coisa, votar em Rudy Gobert para o prêmio de Defensor do Ano é a maior vergonha que carrego em meus anos na mídia da NBA. Estou me aposentando desse tipo de votação a partir desse ano. O que fiz foi um desserviço para o prêmio, escolhendo Gobert. É uma vergonha cara. É o primeiro vencedor desse prêmio, agora o maior de todos, e ele sempre se torna um passivo na defesa durante os playoffs. Isso é terrível”, afirmou.

Publicidade

“E por favor, não me venham com números avançados, com estatísticas de saldo de pontos, isso é a coisa mais superestimada da liga. Quando olho para ele, vejo alguém que manchou o prêmio. Alguém que não é respeitado por seus pares. Vimos o que aconteceu na série contra Denver, por exemplo. Afinal, ele não conseguia defender sequer o jogador de sua posição que era Nikola Jokic. Karl-Anthony Towns fez um trabalho melhor. Então, o que posso dizer?”, disparou Perkins.

O ex-pivô ignorou muitas métricas avançadas, mas preferiu falar de números mais simples, como tocos. Para ele, é uma vergonha que com seu tamanho, o francês tenha apenas três tocos em três jogos na série.

Leia mais sobre o Timberwolves!

“Sério, vocês estão assistindo essa série assim como eu. O que ele está fazendo agora caras? Vamos ser honestos. Rudy tem três tocos em três jogos. Isso é ridículo, você é o maior jogador em quadra, horrível. E aí, acima de tudo, se torna inaceitável quando você pensa que ele tem quatro prêmios de Defensor do Ano, e esses são os seus números totais”, concluiu.

Publicidade

Os números ignorados por Perkins indicam que as críticas do mesmo podem ir um pouco além do ponto. Afinal, mesmo que em desvantagem de 3 a 0, Minnesota está vencendo os minutos do pivô em quadra por três pontos. Esse dado é bem melhor, por exemplo, do que os saldos de Anthony Edwards (-19) e Karl-Anthony Towns (-17), que vem fazendo série ofensiva complicada.

A eficiência defensiva é outro ponto a favor do francês. Com ele em quadra, Minnesota tem um índice de 114 na série. Por outro lado, quando ele sai, os números caem demais. A eficiência defensiva com Gobert no banco é de 139 nessa série.

Publicidade

Várias outras métricas também favorecem o Defensor do Ano nessa discussão. O Timberwolves pega menos rebotes ofensivos e cede muito mais sem ele. Lances Livres, aproveitamento de chutes, tudo é pior para Minnesota e melhor para os texanos quando o camisa 27 não está em quadra.

Pauta do dia

Outros dois ex-jogadores também falaram sobre o assunto nessa terça-feira (28). Paul Pierce foi mais um que criticou Rudy Gobert, e o comparou a outros grandes atletas que venceram o prêmio de Defensor do Ano da NBA.

Publicidade

“O Defensor do Ano é um problema na defesa. Essa é uma frase forte, então, não posso achar normal. Aliás, você se lembra de falar isso sobre Kevin Garnett ou Ben Wallace? Me desculpem, nós nunca falaríamos isso sobre eles. Portanto, é uma questão de qual patamar você alcançou”, afirmou o ex-jogador do Boston Celtics.

Por outro lado, o sempre polêmico Gilbert Arenas, foi na contramão dos colegas. Em seu podcast, ele afirmou que não faz sentido cobrar o francês sobre a defesa de perímetro, já que isso é trabalho de outros jogadores.

“Atualmente, todos estão fazendo graça e falando sobre Gobert. Eu entendo que é o mais fácil, mas precisamos lembrar que esse não é o seu trabalho. Ele não é mais o Defensor do Ano por não ter conseguido defender Luka Doncic? Vamos lá. É tão óbvio perceber que isso não faz o menor sentido. É estúpido pensar que ele vai conseguir para Luka. Coloque Shaquille O’Neal ou Dikembe Mutombo lá para vermos se eles conseguiriam. Eles acabariam com o próprio Rudy”, disparou.

Publicidade

“A capacidade defensiva dele nada tem haver com tomar dribles longes do aro. Portanto, precisamos falar também sobre quem não está fazendo muito bem o seu trabalho aqui. Ao menos na minha visão, isso é trabalho, sobretudo, para Anthony Edwards e Jaden McDaniels”, concluiu.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários