Anadolu Efes conquista título inédito da Euroliga

Time turco vence Barcelona na grande final; MVP da temporada, armador Vasilije Micic faz a diferença

Anadolu Efes título Euroliga Fonte: Divulgação / Anadolu Efes

O Anadolu Efes conquistou neste domingo (30) o título inédito da Euroliga. A decisão da maior competição de clubes fora da NBA foi realizada na Lanxess Arena, em Colônia, na Alemanha. Na grande final, o time turco superou o Barcelona por 86 a 81. Eleito MVP da temporada, o armador Vasilije Micic foi escolhido o jogador mais valioso do Final Four.

Assim como ocorreu nas semifinais, a partida foi eletrizante e definida somente nos instantes derradeiros. O Anadolu foi melhor no segundo e terceiro períodos, enquanto o Barça começou muito bem o duelo e fez uma campanha de recuperação no quarto final. Micic marcou sete dos últimos nove pontos do Efes e fez a diferença no fim. O MVP terminou a partida como cestinha, com 25 pontos anotados. Outro destaque do campeão foi o ala-armador Shane Larkin, que contribuiu com 21 pontos.

Pelo Barça, o trio formado por Kyle Kuric, Cory Higgins e Brandon Davies combinou para 58 pontos. Principal jogador do time catalão, o ala-pivô Nikola Mirotic foi muito bem marcado e anotou 11 pontos (4-12 nos arremessos de quadra). O veterano Pau Gasol atuou por 13 minutos e marcou apenas um ponto, em lance livre.

Publicidade

O Efes fez a terceira melhor campanha da temporada regular, com 22 vitórias e 12 derrotas. Depois de um começo ruim, com três derrotas em quatro jogos, o time turco reagiu na competição e chegou até a emendar uma sequência de oito triunfos. Em 2019, o Anadolu foi vice-campeão da Euroliga. Na edição passada, que foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19, a equipe havia feito a melhor campanha da fase regular. O time treinado por Ergin Ataman manteve a base e foi coroado com o sonhado título este ano.

Publicidade

Terceiro lugar

Na disputa de terceiro lugar, o Olimpia Milano levou a melhor sobre o CSKA Moscou. Com uma grande atuação coletiva, o time italiano venceu o gigante russo por 83 a 73. Cinco atletas da equipe milanista anotaram mais de dez pontos. Os cestinhas do vencedor foram o armador Sergio Rodríguez e o ala Vladimir Micov, com 14 pontos cada. Pelo CSKA, destaque para o ala-pivô Tornike Shengelia, que ficou perto de um duplo-duplo: 18 pontos e nove rebotes.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários