AmeriCup: Javonte Smart lidera e EUA vence Brasil

Mesmo com derrota, seleção brasileira vai às quartas de final; veja o adversário

brasil eua javonte smart Fonte: Divulgação / FIBA

Vindo de derrota, os EUA jogaram pela classificação na AmeriCup e, sob o comando de Javonte Smart, bateu o Brasil por 90 a 78, nesta terça-feira (26). O revés brasileiro não impediu a classificação, mas mudou bastante o cenário da equipe. Antes, tinha a melhor campanha do Grupo A e acabou na terceira posição. Dessa forma, vai encarar a República Dominicana nas quartas de final, que começam na quinta-feira.

Continua após a publicidade

Então, a grande atuação de Javonte Smart contra o Brasil deu aos EUA a liderança do grupo e fez com que o time americano pegue o Uruguai na próxima fase. O armador fez 22 pontos, sete rebotes, quatro assistências e duas bolas de três. Portanto, foi o cestinha da partida.

Smart atua no Osceola Magic, da G League, e teve passagens por Milwaukee Bucks, Miami Heat e Philadelphia 76ers na NBA. Além disso, a equipe comandada por Stephen Silas teve outros três jogadores com dez pontos ou mais. Jahmi’us Ramsey terminou com 15 pontos, enquanto Speedy Smith anotou 11 e Tyler Cavanaugh foi responsável por dez pontos, sete rebotes e três tocos pelos EUA.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o destaque do Brasil foi Bruno Caboclo. Isso porque o pivô anotou 21 pontos, cinco rebotes e dois roubos de bola. A seleção brasileira também contou com mais uma boa atuação de Yago. O armador, que teve a notícia que não faz mais parte do Estrela Vermelha, foi participativo e flertou com um duplo-duplo. Ao todo, foram 14 pontos e nove assistências, além de três bolas do perímetro.

Leia mais!

Outros três jogadores também merecem destaque. Gui Deodato, que ganhou mais minutos com as ausências de Vítor Benite e Georginho, foi bem. O ala-armador do Flamengo terminou com 14 pontos e três bolas de três. Lucas Dias fez 11 pontos e três rebotes, enquanto Alexey anotou nove.

Continua após a publicidade

A má notícia ficou por conta da lesão de Ruan Miranda. O pivô, que vinha ativo na rotação do técnico Aleksandar Petrovic, deixou a quadra ainda no primeiro tempo com dores no joelho. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o atleta sofreu uma entorse no joelho direito e vai passar por exames.

Agora, as quartas de final começam na quinta-feira (28), com três jogos, incluindo o do Brasil. Na sexta-feira, acontece o último jogo da fase. As semifinais estão marcadas para o sábado, enquanto a final será no domingo.

Por fim, confira os próximos confrontos da AmeriCup.

Continua após a publicidade

28/08
Brasil x República Dominicana (16h10, ESPN)
Estados Unidos x Uruguai (18h40)
Porto Rico x Argentina (21h40)

29/08
Canadá x Colômbia (00h10)

O jogo

Precisando do resultado para se classificar, os EUA começaram dominantes. Como resultado, fizeram uma corrida de 11 a 3 nos primeiros minutos. O Brasil demorou, mas reagiu sob o comando de Yago. O armador conseguiu pontos seguidos e liderou a reação da seleção. Ele, aliás, foi responsável por dez dos 21 pontos da equipe nos dez minutos iniciais. No entanto, o time americano conseguiu manter o ritmo ofensivo, sobretudo no garrafão, e terminou o primeiro com três pontos de frente.

Continua após a publicidade

O início do segundo quarto foi truncado e com poucos pontos. Na metade do período, os times tinham feito apenas nove pontos cada. Os ataques ficaram menos eficientes e o placar seguiu apertado. Pelo lado do Brasil, Bruno Caboclo começou a se destacar enquanto Yago esteve no banco. O pivô conseguiu cestas seguidas que chegaram a colocar a seleção com apenas um ponto de diferença. Ele foi responsável por nove pontos em sequência.

Assim, o Brasil assumiu a liderança do placar pela primeira vez desde o primeiro ponto do jogo. Além disso, após duas jogadas trabalhadas em tempos técnicos, Gui Deodato converteu bolas de três para colocar seis de vantagem para o time brasileiro.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, os Estados Unidos começaram melhor e tiraram a desvantagem nos primeiros minutos do terceiro quarto. A seleção teve mais dificuldades para pontuar e permitiu a reação americana. Então, com uma bola de três restando cinco minutos, os EUA retomaram a liderança do placar contra o Brasil, sob o comando de Javonte Smart. Enquanto isso, o time brasileiro cometeu muitos erros ofensivos que deram confiança ao rival. Então, as equipes começaram a se alternar na liderança, mas a vantagem ainda fico para os sul-americanos por três pontos.

Continua após a publicidade

No período final, os EUA iniciam melhor mais uma vez, chegaram a assumir a frente, mas o duelo continuou muito equilibrado. Sem o mesmo ímpeto do segundo quarto, o Brasil afrouxou a marcação e parou de pontuar com facilidade. Assim, os americanos abriram cinco de vantagem restando pouco mais de quatro minutos, forçando um pedido de tempo. Mas, não surtiu efeito. A seleção não voltou melhor e deixou o adversário abrir dez pontos de vantagem. Então, bastou aos americanos administrarem o placar e vencer a segunda partida na AmeriCup.

(2-1) Brasil 78 x 90 EUA (2-1)

Brasil

Jogador PTS REB AST STL BLK
Bruno Caboclo 21 5 1 2 1
Yago 14 1 9 0 0
Gui Deodato 14 3 0 0 0
Lucas Dias 11 3 1 1 0
Alexey 9 3 2 1 0

Três pontos: 7-23 (30%) / Deodato: 3-7

Continua após a publicidade

EUA

Jogador PTS REB AST STL BLK
Javonte Smart 22 7 4 1 0
Jahmi’us Ramsey 15 4 1 2 0
Speedy Smith 11 0 3 2 0
Tyler Cavanaugh 10 7 1 0 3

Três pontos: 9-34 (26%) / Smart: 2-4

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários