Alemanha vence Sérvia e é campeã invicta da Copa do Mundo de Basquete

Seleção alemã fatura o primeiro título mundial de sua história

Alemanha copa mundo basquete Fonte: SHERWIN VARDELEON / AFP

A Alemanha conquistou o título inédito da Copa do Mundo de Basquete ao vencer a Sérvia por por 83 a 77, neste domingo (10), em Manila, nas Filipinas. Comandado por Dennis Schroder, a seleção alemã não perdeu nenhuma partida ao longo do torneio. Ou seja, foi campeã de forma invicta. Da mesma forma, foi o primeiro título mundial na história da equipe europeia.

O armador, aliás, foi o grande nome da final sendo o cestinha do confronto com 28 pontos e teve bom aproveitamento com nove arremessos convertidos em 17 tentativas. Além disso, Schroder foi o principal jogador da Alemanha ao longo de toda a Copa do Mundo de Basquete. Como resultado, foi eleito o MVP da competição.

Franz Wagner, outro jogador da NBA no time alemão, foi importante na decisão. Ele anotou 19 pontos e converteu dez dos 11 lances livres que cobrou na partida. Por fim, o pivô Johannes Voigtmann teve papel decisivo ao longo do duelo. Presente nos dois lados da quadra, terminou com 12 pontos e oito rebotes.

Publicidade

Pelo lado sérvio, Bogdan Bogdanovic, que foi o principal jogador da Sérvia durante todo o torneio, fez ótimo primeiro tempo. Nos 20 primeiros minutos, anotou 15 pontos. No entanto, foi anulado na segunda etapa e terminou o jogo com 17 pontos e cinco assistências.

Leia mais!

Com Bogdanovic apagado no segundo tempo, Aleksa Avramovic passou a ser o principal pontuador da equipe. Assim, terminou como cestinha sérvio na partida. Ao todo, foram 21 pontos e três bolas do perímetro.

Publicidade

Vale lembrar que a Sérvia não contou com seu principal nome no basquete. Isso porque Nikola Jokic optou por não participar do Mundial após o título da NBA com o Denver Nuggets.

O jogo

A Sérvia começou melhor a decisão nos primeiros minutos, mas a Alemanha logo entrou no jogo e igualou as ações. O duelo ficou igual ao longo de todo o período com o trabalho coletivo prevalecendo nos dois times. Prova disso foram os pontos bem distribuídos entre os jogadores em quadra. A partida ficou ainda mais pegada no final do quarto, mas os sérvios abriram vantagem nos segundos finais do quarto e venceram os dez minutos iniciais.

Publicidade

O cenário no início do segundo quarto pouco mudou. As equipes continuaram com muita intensidade na defesa e, da mesma forma, tentando achar os melhores ataques. O equilíbrio, então, seguiu no placar. Na metade do período, os times melhoraram o aproveitamento ofensivo e alternavam melhores momentos no jogo. Assim, a partida foi empatada ao intervalo.

Na volta dos vestiários, no entanto, a Alemanha dominou a partida. A defesa ficou ainda mais forte e os sérvios passaram a ter problemas. Por outro lado, Schroder aumentou seu volume ofensivo e se tornou o principal pontuador do jogo. Da mesma forma, os rebotes se tornaram peça-chave para a controle alemão.

Publicidade

O último período começou melhor para a Sérvia. Uma corrida de 5 a 0 recolocou o time no jogo e forçou um pedido de tempo alemão. Funcionou, mas não por muito tempo. O jogo ficou travado por uns minutos, mas o time sérvio conseguiu encurtar a diferença para quatro pontos. Voigtmann converteu uma bola de três que voltou a dar tranquilidade para a Alemanha.

Mas os últimos minutos da partida foram recheados de erros. Sobretudo da seleção sérvia que começou a se precipitar na parte ofensiva. Ainda assim, o quarto decisivo foi melhor para o time do leste europeu que cortou a desvantagem para três pontos restando um minuto para o fim do jogo.

Publicidade

Uma infiltração precisa de Schroder colocou a Alemanha com duas posses à frente e apenas 20 segundos no relógio. No ataque seguinte, um erro infantil de passe da Sérvia sacramentou o título dos alemães.

Alemanha 83 x 77 Sérvia

Destaques

Publicidade

Alemanha

Dennis Schroder: 28 pontos, sendo 9/17 nos arremessos de quadra e 8/10 em lances livres
Franz Wagner: 19 pontos, sete rebotes, três roubos de bola e 10/11 em lances livres
Johannes Voigtmann: 12 pontos, oito rebotes e três assistências

Publicidade

Sérvia

Aleksa Avramovic: 21 pontos, sendo 3/7 do perímetro
Bogdan Bogdanovic: 17 pontos, três rebotes, cinco assistências e 3/5 do perímetro
Filip Petrusev: dez pontos e quatro rebotes
Nikola Jovic: nove pontos e oito rebotes

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários