O ala-armador Monta Ellis decidiu que o Dallas Mavericks será o terceiro time de sua carreira profissional por mais do que dinheiro ou tempo de quadra. Aparentemente, o contrato de três temporadas assinado com a franquia também representa a busca do jogador de 27 anos por dias melhores. Em conversa com o radialista Richard “Cash” Sirois, de uma emissora de Dallas, o novo contratado não teve palavras agradáveis a dizer de suas ex-equipes.
“Meus últimos quatro ou cinco anos na NBA foram miseráveis”, disparou Ellis, referindo-se ao fim de sua passagem pelo Golden State Warriors e as quase duas temporadas que jogou no Milwaukee Bucks. “Em Milwaukee foi ainda pior do que no Golden State. Estar aqui em Dallas é uma rajada de ar fresco na minha carreira”.
O descontentamento do atleta com o período em que atuou no Milwaukee Bucks ficou bem evidente nesta offseason. O ala-armador titular utilizou uma cláusula presente em seu contrato para rescindir com a franquia e recusou proposta de extensão de três temporadas e US$36 milhões, preferindo assinar um contrato quase US$10 milhões menos rentável com o Mavs.
Selecionado pelo Warriors na segunda rodada do draft de 2005, Ellis jogou suas primeiras seis temporadas e meia na equipe de Oakland e tornou-se ídolo da torcida local. Desde o primeiro semestre de 2012, ele atuava pelo Bucks. Em 516 partidas na carreira, o ala-armador acumula médias de 19.4 pontos, 3.7 rebotes e 4.7 assistências, com quase 46% de conversão nos arremessos de quadra.