O ala LeBron James (foto), do Miami Heat, terá de esperar pelo menos mais um ano para conquistar seu primeiro título na NBA. Em sua primeira temporada defendendo o time da Flórida, ele teve um desempenho decepcionante na série final contra o campeão Dallas Mavericks.
Depois de ter sido o destaque do Heat nas rodadas anteriores dos playoffs, contra Boston Celtics e Chicago Bulls, LeBron “sumiu” na decisão da Liga e tem recebido várias críticas. Coube a Dwyane Wade o papel de líder do time de Miami nas finais. James, duas vezes eleito MVP da temporada (2009 e 2010) foi um mero coadjuvante. A falta de agressividade em quadra, nos jogos contra o Mavs, foi latente. No jogo 4, ele anotou míseros oito pontos.
Após a partida que definiu o campeão da temporada, nesse domingo, o ex-jogador e atual comentarista do canal TNT, Steve Kerr, repercutiu o polêmico comentário de Scottie Pippen, seu companheiro no Bulls, que disse que o camisa 6 do Heat tem potencial para ser melhor que Michael Jordan, considerado por muitos o melhor jogador de basquete de todos os tempos.
“Para mim, a ironia é que LeBron não é Michael (Jordan). Hoje, ele está mais para Scottie (Pippen). O estilo de jogo dele é muito semelhante ao de Scottie: um monstro defensivo, que pode marcar qualquer jogador. Realmente, ele é mais um ala que carrega a bola e leva o time para o ataque (point forward) do que um pontuador do perímetro. Scottie também sempre gostou de carregar a bola. E essa tem sido a preferência de LeBron. Ele é um grande talento, um grande jogador, mas você pode ver suas falhas como jogador de basquete. Ele não tem um jogo ofensivo em que você possa confiar. Por tudo isso, a comparação com Michael é errada”, afirmou Kerr.