O Portland Trail Blazers anunciou na noite desta terça-feira a contratação de Terry Stotts para ser o novo treinador da franquia. Surpreendentemente, o profissional de 54 anos “venceu” a disputa pelo cargo com Kaleb Canales, que comandou interinamente a equipe nos últimos 23 jogos da temporada passada. Detalhes do contrato acertado entre as partes ainda não são conhecidos.
Nas últimas quatro temporadas, Stotts foi o especialista ofensivo da comissão técnica do Dallas Mavericks. Como auxiliar de Rick Carlisle, ele foi campeão da NBA em 2011.
“Terry é uma das mentes ofensivas mais brilhantes da NBA, tem vasta experiência em várias franquias e foi fundamental para o Mavs conquistar o título de 2011. Ele entende o que queremos para o futuro do time e vai criar o ambiente necessário dentro de quadra para produzirmos hábitos vencedores”, declarou o gerente-geral Neil Olshey, por meio de nota oficial.
Stotts será o 14º treinador da história do Blazers e, oficialmente, chega para suceder Nate McMillan – demitido em março deste ano. “Estou muito agradecido por ser parte de uma grande franquia, em uma linda cidade e com tanta história. Mal posso esperar para trabalhar com Neil e nossos jogadores com o objetivo final de trazer outro campeonato para Portland”, afirmou.
Ainda não há uma confirmação, mas Canales deverá ser mantido na organização em algum cargo. É possível que ele venha a compor a comissão do novo técnico.
A carreira de Stotts a beira das quadras começou em 1990, em equipes de ligas menores norte-americanas. Dois anos mais tarde, seria contratado como assistente do Seattle Supersonics. Ele teve a oportunidade de treinar duas franquias da NBA nos últimos 10 anos: Atlanta Hawks (entre 2002 e 2004) e Milwaukee Bucks (2005 a 2007).