Kawhi Leonard firmou o seu nome na história da NBA cedo. Afinal, antes dos 29 anos, o astro tornou-se o terceiro atleta campeão e MVP das finais por duas equipes diferentes. A sua chegada ao Los Angeles Clippers, no entanto, marcou uma mudança (indesejada) na carreira. Desde então, ele acumula mais lesões do que resultados expressivos. Para Kendrick Perkins, a contratação do ala foi um desastre para os angelinos.
“A verdade é que Kawhi é um dos piores reforços da história dessa liga. Ele é uma das piores contratações de agentes livres de todos os tempos, pois, em síntese, ‘atrasou’ a franquia de dez a 15 anos. Certamente, foi um retrocesso desde que desembarcou em Los Angeles. E o que esse homem trouxe para o time, por enquanto? Só um título de divisão”, disparou o analista da ESPN, em seu podcast.
O Clippers acertou a contratação de Kawhi Leonard em julho de 2019. E, a princípio, houve resultados: o time venceu três séries de playoffs da NBA nas duas temporadas iniciais. Mas, em seguida, ele passou a sofrer cada vez mais lesões e a franquia nunca mais passou da primeira rodada do mata-mata. Para Perkins, no entanto, uma troca é aquilo que vai ser lembrado como a “herança maldita” do ala.
“Antes de assinar, Kawhi exigiu que o time trouxesse outro astro. Dava para ver que os dirigentes não queriam ceder Shai Gilgeous-Alexander, mas ele não planejava jogar com o garoto. Então, ‘forçou’ a vinda de Paul George. Mas não foi só isso: enviaram Shai para Oklahoma City junto com cinco escolhas de primeira rodada de draft. Cinco seleções de uma vez”, exclamou o ex-pivô.
Leia mais sobre Kawhi Leonard
- Draymond Green compara calouro do Grizzlies com Kawhi Leonard
- NBA aprovou acordo entre Clippers e empresa de Kawhi Leonard
- Clippers desiste de construir time em torno de Kawhi Leonard
Individualismo
Perkins entende que a troca foi o primeiro indício de uma postura constante na passagem de Leonard pelo Clippers. O ala vem lutando, antes de tudo, pelos seus interesses dentro da franquia e não faz nenhum tipo de concessão em nome do time. Trata-se de uma conduta, acima de tudo, individualista. O veterano o acusa de ser alheio ao bem-estar do resto do elenco.
“Você acha que Kawhi tentou fazer alguma coisa para manterem Paul, por exemplo? É claro que não, assim como ocorreu com Norman Powell. Ele não fez nada para que dessem uma extensão para um jogador que marcava 24 pontos por partida. E vocês sabem o motivo disso? Porque, no fim das contas, ele só se importa consigo mesmo”, detonou o campeão da NBA pelo Boston Celtics.
Perkins perdeu a paciência com Leonard, em particular, depois da derrota contra o Los Angeles Lakers. O astro disse que a franquia precisava de mais talento. “Na semana passada, em síntese, Kawhi avisou que os jogadores em torno dele já não são bons o bastante. E, quando você pensa na situação da equipe, é impossível não ficar revoltado com essas palavras”, concluiu o ex-jogador.
Aposentado
Essa não é a primeira vez que Kendrick Perkins tem uma opinião bem polêmica sobre a história e carreira de Kawhi Leonard na NBA. Em outubro do ano passado, o ex-atleta foi alvo de críticas por palavras pesadas em relação ao craque do Clippers. Ele declarou que, a princípio, não havia perspectiva de melhora física para o especialista defensivo. Por isso, o melhor a fazer era parar de jogar.
“Eu não quero levantar nenhuma polêmica, mas o histórico de lesões é cada vez mais longo. Ele precisa sentar-se com os executivos do time, assim como os seus familiares, para ter uma conversa desconfortável. O nosso joelho só aguenta um certo número de cirurgias, pois, uma hora, a cartilagem vai embora. Sou um grande fã, mas ele deveria pensar em se aposentar”, explicou o campeão da liga em 2008.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

