Trae Young e Paolo Banchero são os melhores jogadores de Atlanta Hawks e Orlando Magic há alguns anos na NBA. No entanto, seus times fazem campanhas bem diferentes quando ambos não estão em quadra. Após suas lesões, havia o temor de que as equipes caíssem de produção, mas fazem justamente o contrário.
Enquanto o Hawks perdeu três de seus primeiros cinco jogos com Trae Young na atual temporada da NBA, o time engrenou sem o astro e já soma nove vitórias em 13 partidas desde então. Mas mais do que a campanha em si, Atlanta vem jogando melhor.
O impacto de Young é grande em quadra, principalmente no ataque. Mas a eficiência de Nickeil Alexander-Walker e a evolução de Jalen Johnson, dão ao Hawks um novo sentido. Além disso, o time vem arremessando bem melhor de três. Com ele, Atlanta tinha 34.5% de aproveitamento, enquanto sobe para 38.4% sem sua presença. Defensivamente, os números mostram a equipe sofrendo 120.4 pontos nos cinco primeiros embates (os que ele jogou) e 112.1 nos outros.
Desde a lesão do armador, o Hawks vem em grande fase na NBA, mas isso acontece muito pelo que Johnson vem jogando. O ala entrou em sétimo na última edição da Corrida para o MVP. Nos últimos 12 jogos, ele possui médias de 23.0 pontos, 10.5 rebotes, 7.9 assistências e 1.8 roubo de bola, com 46.7% nos arremessos de três.
Ao lado de bons jogadores, Johnson faz o Hawks melhor e mais efetivo na atual campanha da NBA, algo muito similar ao que acontece no Magic sem Banchero.
Leia mais
- Com recorde de Luka Doncic, Lakers vence Jazz
- Thunder e Pistons disparam na classificação da NBA
- NBA: Quatro astros que podem sair em troca na temporada
Paolo Banchero, primeira escolha do Draft de 2022 pelo Magic, também faz uma temporada menos eficiente na NBA. Sem ele, o time venceu quatro dos últimos seis jogos, enquanto perdeu seis dos 12 primeiros, quando o ala atuou.
A derrota para o Boston Celtics, nesse domingo (23) teve um agravante. Afinal, o Magic não contou com Wendell Carter e Goga Bitadze, os dois pivôs da rotação. Como resultado, o titular foi Orlando Robinson, que tinha um total de dois minutos na temporada até então. Além disso, Jalen Suggs, o melhor defensor da franquia, não jogou.
Sem Banchero, o time não precisou dar a bola nas mãos só de Franz Wagner. Outros jogadores, como Tristan da Silva (13.3 pontos e 42.4% nas bolas de três nos últimos seis jogos) e Desmond Bane (21.3 pontos e 40% em três nas últimas seis partidas), assumiram parte do ataque do Magic.
Assim como Young, Banchero tem a tendência de segurar muito a bola e acaba não envolvendo tanto seus colegas. Foram só cinco jogos, mas o armador do Hawks tem, em 2025/26, seus piores números em pontos, assistências, aproveitamento nos arremessos gerais, de três e até nos lances livres da carreira.
Na atual campanha da NBA, o Hawks é o sexto que menos comete erros de ataque (13.6), enquanto foi o quinto pior em 2024/25.
LaMelo Ball
Outro exemplo é o Charlotte Hornets sem LaMelo Ball. Com ele, são duas vitórias em dez jogos, enquanto o time venceu dois dos sete em que não esteve em quadra. Os triunfos em que Ball atuou foram sobre Brooklyn Nets e Washington Wizards. Por outro lado, ganhou do Milwaukee Bucks e Utah Jazz sem sua presença.
Enquanto Ball jogou, o Hornets perdeu por uma média de 5.1 pontos. Sem ele, ainda perde, mas por 1.7. A baixa eficiência nos arremessos, assim como Trae Young no Hawks, fazem o armador do Hornets ter problemas na atual campanha da NBA. Até aqui, ele acertou 39.3% nos gerais e 28.6% em três pontos, além de 3.6 erros de ataque.
Ao contrário de Hawks e Magic, o Hornets é um time em reconstrução na NBA, com vários jogadores jovens. A equipe fez um bom Draft e começa a colher os frutos.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

