De acordo com a FIBA, o basquete nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, começará antes da cerimônia de abertura. A entidade revelou a mudança no calendário nesta quarta-feira (20), em comunicado. A expectativa é que a modalidade comece dois dias antes do início oficial do principal torneio esportivo do mundo.
“Este ajuste permite que as quartas de final sejam disputadas em dois dias e também garantirá que nenhum jogo comece antes (do meio-dia). Assim, melhorando a experiência geral para jogadores, times, fãs e emissoras”, disse a FIBA em um comunicado à imprensa.
A FIBA disse que revisou o calendário do basquete para as Olimpíadas de Los Angeles. Como resultado, definiu que a modalidade vai começar no dia 12 de julho de 2028. A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para o dia 14 do mesmo mês.
No entanto, não está claro se o torneio masculino, o feminino ou ambos começarão na data estipulada. Um calendário preliminar divulgado no mês passado prevê três jogos de basquete em 12 de julho e mais três no dia 13.
Leia mais!
- Mark Cuban: “Odeio jogadores da NBA nas Olimpíadas”
- Kevin Durant quer jogar pelos EUA nas Olimpíadas de 2028
- De olho na Copa América, Brasil atropela Argentina em amistoso
Além disso, salvo alguma mudança, as disputas pelas medalhas de bronze estão marcadas para os dias 28 e 29 de julho. Enquanto isso, as finais, que vão definir as medalhas de ouro do basquete 5×5 serão nos dias 29 e 30 de julho. Aliás, a segunda data é o último dia oficial dos Jogos Olímpicos.
Outros esportes também estão agendados para começar antes da cerimônia de abertura. Dentre eles estão hóquei de grama, rúgbi, polo aquático, handebol, críquete e futebol. A competição de canoagem slalom está prevista para horas antes da cerimônia de abertura. Mas, a quase dois mil quilómetros de distância.
Por fim, vale lembrar que os Estados Unidos são os atuais campeões olímpicos de basquete. Tanto no masculino, quanto no feminino. As mulheres conquistaram oito medalhas de ouro seguidas, enquanto os homens chegaram a cinco títulos seguidos. LeBron James foi eleito MVP no masculino em torneio que terminou com a França com a prata e a Sérvia com o bronze.
Por outro lado, o Brasil esteve presente nas Olimpíadas de Paris, em 2024. A seleção avançou da fase de grupos, mas caiu nas quartas de final, justamente para os EUA. Agora, a briga é por disputar mais uma edição do torneio. Mas, o próximo compromisso dos comandados de Aleksandar Petrovic é a AmeriCup. O torneio continental começa nesta sexta-feira (22). O time brasileiro está no grupo A ao lado de Uruguai, Bahamas e EUA.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA