De acordo com Bill Simmons, do The Ringer, tradicionais times de futebol estão interessados em participar da nova liga da NBA na Europa. Ainda segundo o jornalista, o comissário Adam Silver está priorizando a criação deste novo torneio ao invés da expansão de novas equipes nos Estados Unidos. Em seu podcast, o analista ainda citou alguns clubes que podem fazer parte do projeto.
“A oportunidade é que o Real Madrid e o Barcelona, não renovaram com a EuroLiga. Seus contratos de licenciamento expiram em 2026 e eles se tornaram ‘agentes livres’. Adam Silver está intrigado com isso há muito tempo. Eu sinto que a NBA está esfriando a ideia de expansão para dar atenção a essa ‘Eurocopa’ como uma oportunidade real”, iniciou Simmons.
O jornalista ainda relembrou a presença de Adam Silver na Europa esta semana. O comissário se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em Londres. O encontro buscou possíveis interessados na criação de um concorrente para a EuroLiga. Ele tem feito uma série de viagens pela Europa. Ainda na Inglaterra, por exemplo, se encontrou com o embaixador dos EUA, além de empresas, grupo de investimentos e membros do clube turco Galatasaray.
“Adam Silver se reunindo com sua equipe, com possíveis investidores e com alguns times de futebol. Ele vê isso como uma oportunidade. Paris, um mercado em crescimento com (Victor) Wembanyama e Londres completamente inexplorada. Então, há grandes clubes de futebol que querem expandir seus projetos no basquete”, disse o analista do The Ringer.
Leia mais!
- Adam Silver dá passos largos para a criação da NBA Europa
- NBA e FIBA detalham nova liga de basquete na Europa
- Boletim de rumores e trocas da NBA (01/08/2025)
Além disso, Bill Simmons detalhou quais times da Europa estão interessados na liga da NBA. Segundo ele, o Milan, da Itália, está na lista. Outros clubes como Real Madrid, Barcelona, Olympiacos, da Grécia, e Fenerbahçe, da Turquia, aparecem como favoritos. Enquanto isso, o PSG, da França, e equipes tradicionais da Inglaterra também podem fazer parte do novo projeto. O London Lions não faz parte da EuroLiga e a expectativa é que ele possa ser comprado por grandes times.
“Em Paris, você poderia ter o PSG. Silver se encontrou com eles. O Paris Basketball venceu a Eurocopa de 2024, mas não está oficialmente na Euroliga. Talvez os dois times possam participar. Da mesma forma, ter grandes de Londres como Arsenal e Chelsea comprando um time ou lançando o seu próprio”, completou.
Desde março, o comissário tem trabalhado em conjunto com a FIBA para colocar em prática o torneio no continente. A ideia, assim, é oferecer uma alternativa de basquete na Europa, como uma espécie de concorrente da EuroLiga.
Por enquanto, Adam Silver não sinalizou quando a NBA Europa deve acontecer. Porém, uma reunião com a FIBA definiu alguns pontos. Um deles é que o torneio seguirá as regras da Federação. Assim, serão jogos de 40 minutos. Por outro lado, haverá um teto salarial, sendo algo que não existe fora dos EUA.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA