Na temporada 2022/23, Joel Embiid e James Harden formaram um dupla poderosa no Philadelphia 76ers. No entanto, o time perdeu as finais da Conferência Leste para o Boston Celtics em sete partidas. O revés no Jogo 7, então, foi a última aparição do armador com a camisa do Sixers, já que ele foi negociado para o Los Angeles Clippers. Apesar do entrosamento em quadra, o pivô revelou que a relação entre os dois acabou.
“Ninguém sabe disso, mas James Harden não está falando comigo”, disse Joel Embiid. “Essa é a parte que eu não gosto em ser ‘aquele cara’, porque te coloca no meio dessas situações. Afinal, se você perguntar, ele provavelmente acredita que eu tive algo a ver com ele não estar aqui (ser trocado). Só que do meu ponto de vista, eu ganhei o título de mais pontuação e ele o de assistências. Então, tivemos um pick-and-roll imparável”, completou o pivô em entrevista a Dotun Akintoye, da ESPN.
Joel Embiid insiste que tenta se manter afastado de decisões sobre mudanças no elenco do 76ers. Segundo ele, nunca quer ser “responsável por alguém que perde o emprego, alguém que é negociado ou demitido”.
“Dói quando você sente que não fez nada de errado. Quando você acha que tem um relacionamento assim com alguém, você perde muito”, completou.
Leia mais!
- “Ainda bem que Joel Embiid não veio”, diz técnico da França
- 76ers projeta retorno de Joel Embiid após cirurgia
- James Harden fecha extensão de contrato com o Clippers
James Harden chegou ao Sixers na trade deadline de 2022. O astro estava no Brooklyn Nets e foi adquirido em troca por Ben Simmons, Seth Curry, Andre Drummond e duas escolhas de primeira rodada. Então, o “casamento” acabou o armador entrou em conflito com o GM da franquia, Daryl Morey.
Portanto, saída de Harden do 76ers foi conturbada. Na ocasião, ele chamou Morey publicamente de mentiroso. Vale lembrar que jogador e dirigente tinham uma longa amizade desde os tempos de Houston Rockets. Mas, a falta de uma oferta de contrato máximo deixou o veterano descontente. Como resultado, foi trocado para o Los Angeles Clippers.
Desde então, Embiid e o Philadelphia 76ers não conseguiram alcançar o mesmo patamar. Ele só disputou 19 jogos do Sixers na última temporada por causa de problemas no joelho esquerdo. Ele rompeu o menisco do mesmo joelho na campanha anterior, passou por cirurgia e voltou no sacrifício para disputar os playoffs. Depois, jogou com a seleção dos EUA nas Olimpíadas de Paris. A recuperação não foi plena e, como resultado, as dores voltaram e o deixaram ausente por boa parte da campanha.
Assim, o 76ers foi uma das grandes decepções da NBA em 2025. A franquia entrou na competição como um dos candidatos ao título, mas “ruiu” em lesões. Afinal, ganhou 24 partidas e, com isso, passou longe dos playoffs.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA